Formação teatral para o desenvolvimento infantil: conheça os benefícios

A educação de uma criança deve ir muito além de aprender as matérias da grande comum na escola: Matemática, Português e História certamente são conhecimentos fundamentais, mas também é importante que os pequenos aprendam a se relacionar com os colegas, com o mundo e consigo mesmos, não concorda?

Pensando nisso, muitas escolas e pais têm se preocupado em oferecer um ensino mais completo e diversificado a seus alunos ou filhos, e uma das atividades extracurriculares que mais pode contribuir para enriquecer a educação de uma criança é a formação teatral.

Que tal conhecer, no post de hoje, os benefícios que o teatro pode trazer para o desenvolvimento do seu filho? Continue lendo e fique por dentro!

Para quem o teatro é mais indicado?

Não é difícil identificar uma criança naturalmente propensa a se dar bem no teatro: elas geralmente são extrovertidas, engraçadas e desinibidas, adoram contar uma história ou imitar alguém para arrancar risadas e conquistar a admiração de outros pequenos e adultos à sua volta.

Na realidade, porém, isso não quer dizer que apenas esse tipo de criança deva fazer aulas de teatro. Pelo contrário, crianças e adolescentes mais introvertidos e tímidos talvez tenham ainda mais a ganhar com uma formação assim, podendo adquirir maior confiança em si mesmos e, quem sabe, até descobrir um talento não tão evidente para o palco!

Ou seja: o teatro é uma atividade que traz benefícios para todas as crianças, independentemente de sua idade ou personalidade.

Quais são as atividades desenvolvidas na formação teatral?

Além da atuação propriamente dita, é interessante notar que as aulas de teatro não se restringem a essa habilidade. Isso porque a montagem de uma peça ou musical envolve muito mais do que decorar falas e encantar o público no dia da estreia.

Antes do grande dia, as crianças se envolvem em todo um processo que vai da escolha dos atores que irão representar cada personagem à montagem do cenário e figurino, organização das cenas, etc.

Isso quer dizer que mesmo os pequenos que não têm vontade de atuar podem participar da criação do espetáculo, aproveitando os benefícios das aulas de atuação sem precisar, necessariamente, expor-se no palco.

Assim, cada criança contribui à sua maneira, aprendendo a trabalhar em equipe, respeitando os limites de cada um e aproveitando ao máximo seus talentos individuais para criar um produto final cujo resultado depende da participação todos.

6 motivos para incentivar a prática do teatro pelas crianças

Confira agora os principais benefícios da formação teatral para crianças e adolescentes e veja por que incentivar seu filho a participar da próxima peça na escola:

Eleva a autoestima

Mesmo que a criança não atue na frente de todos e receba os aplausos da plateia ao final, sua participação no espetáculo — não importa em que função — fará com que ela se sinta parte da realização como um todo, reconhecendo seu próprio valor.

Longe de ser um ambiente hostil para quem não quer subir no palco, o teatro é um espaço extremamente democrático e acolhedor, em que a criança aprenderá que pode, sim, ter sucesso simplesmente sendo ela mesma e se dedicando ao que faz de melhor, ainda que não esteja sempre sob os holofotes.

Diminui a timidez

Nas aulas de teatro, todas as crianças participam de todas as atividades propostas, conhecendo um pouquinho de cada uma das diferentes funções desempenhadas no espetáculo, da atuação à direção de cena.

Assim, os exercícios de voz e corpo serão praticados por todo mundo, e os alunos mais tímidos poderão ganhar confiança e segurança para vencer esse obstáculo no ambiente seguro das aulas de teatro.

As atividades contribuirão também para melhorar sua dicção e postura, fazendo com que se saiam melhor, por exemplo, nas apresentações na escola e, mais tarde, em entrevistas de emprego, palestras, etc.

Estimula a sociabilidade

Ao representar um personagem com personalidade, medos e dificuldades diferentes das que ela mesma vivencia, a criança aprende a se colocar sob perspectivas diferentes, adquirindo tolerância e empatia.

Além disso, a dinâmica com os colegas em aula ou no palco faz com que os pequenos ganhem consciência de seu próprio lugar em relação aos outros, aprendam a trabalhar em equipe e façam amigos para além dos círculos que frequentam no dia a dia.

Promove o autoconhecimento

Representar diferentes personagens, ganhar consciência de sua própria voz e de seu corpo e enfrentar desafios inéditos também são características das aulas de teatro que ajudam a criança a se conhecer e, assim, afirmar sua própria personalidade.

Ao experimentar diferentes jeitos de agir e se comportar no espaço do teatro, os pequenos observam, por meio de atividades lúdicas e sem risco de traumas, aquilo que gostam ou não gostam de fazer, ganhando autoconhecimento e segurança para não ceder a pressões como o bullying, por exemplo.

Desenvolve a inteligência da criança

Participar de uma produção teatral irá forçar seu filho a desenvolver uma série de habilidades únicas. Para decorar as falas de seu personagem, por exemplo, ele terá que trabalhar muito a memorização.

A peça também irá colocá-lo em contato com vocabulário, construções gramaticais e textos culturais inéditos para ele, aumentando sua bagagem cultural e seu interesse pela literatura.

Por fim, ao longo da preparação para o espetáculo, seguramente irão surgir problemas e imprevistos que ele terá de aprender a solucionar e que, consequentemente, lhe darão mais confiança e capacidade para lidar com seus próximos desafios, não importa em que contexto eles surjam.

Melhora o desempenho escolar

É claro que todos esses benefícios também se refletem no desempenho do seu filho em sala de aula:

  • com o teatro, ele terá menos medo de fazer perguntas, compartilhar sua opinião e arrasar nas apresentações orais;

  • a memória e bagagem cultural também contribuirão para melhorar suas notas;

  • e todo o bem-estar gerado pelo autoconhecimento e aumento da autoestima terá um papel importante em fazer com que ele aprenda mais e melhor.

Viu como a formação teatral pode ser uma excelente forma de estimular o amadurecimento do seu filho e ajudá-lo a se conhecer? Então que tal ler também nosso post sobre a importância das atividades de arte para a educação e saber mais sobre como o fazer artístico contribui para proporcionar uma formação completa às crianças?

 

Comentários

comentários