Faculdade pública ou particular: veja qual é a melhor para você!

Faculdade pública ou particular: veja qual é a melhor para você!

A juventude é a fase em que se enfrenta um grande desafio, que é a hora do vestibular. Fazer a escolha, aos 17 anos, da profissão que será praticada por toda a vida é algo que aflige muitos jovens. E uma das grandes dúvidas é entre escolher a faculdade pública ou a faculdade particular.

É bom lembrar que, por mais que seja comum pensar que essa decisão vai durar a vida toda, nem sempre é assim. Muitas pessoas mudam de curso ou de área durante a carreira. Só que acertar de primeira é muito melhor, não é?

Então, para ajudar nessa decisão, continue a leitura e entenda mais sobre o ingresso no ensino superior, além de conhecer os prós e contras das instituições privadas ou públicas.

Concorrência entre faculdade pública e particular

A concorrência é uma das questões que mais preocupam o vestibulando. A verdade é que as instituições de renome e que são bem conceituadas não são as mais fáceis para entrar. Elas têm uma lista grande de candidatos por vaga.

Com isso, o processo seletivo é mais exigente. Os estudantes são selecionados a partir das maiores notas. E quem fica abaixo da nota de corte não tem chances de concorrer para as vagas. Ou seja, a média mais alta no vestibular é o que garante a vaga na instituição.

As seleções das faculdades particulares geralmente são mais facilitadas porque a concorrência também é menor. Entretanto, isso não quer dizer que uma universidade pública seja melhor que a particular. Significa apenas que a procura em uma é maior do que na outra até pelo fato das condições financeiras.

Os processos seletivos são feitos para que os melhores alunos possam entrar na faculdade, o que faz com que profissionais mais capacitados possam ingressar no mercado de trabalho. A qualificação dos alunos formados é que vai fazer com que a instituição de ensino seja considerada boa ou ruim.

Preferências no mercado de trabalho

Com a lógica da seleção, a faculdade apresenta uma grade de matérias mais puxadas. Considerando que os melhores alunos ingressaram na instituição, os estudantes mais bem preparados podem ser apresentados a um conteúdo mais denso. Quanto mais conteúdo ele aprender, mais ferramentas terá para oferecer ao mercado de trabalho.

A ideia é que esses estudantes já saiam da graduação com o melhor preparo para a carreira. Com isso, podem já estar encaminhados para um ótimo emprego efetivo e conseguir bons salários. Afinal, essa é a função das universidades: preparar bons profissionais.

É preciso dizer que algumas empresas têm certa preferência. Dessa forma, elas escolhem contratar ou oferecer estágio para estudantes de faculdades específicas. Não são todos os casos, mas é bom conhecer esse lado da moeda também.

Contudo, isso não significa que estudar em uma faculdade que não seja famosa vai atrapalhar a carreira dos alunos. Cada graduando consegue destaque por suas capacidades. Ou seja, mesmo que a instituição seja uma ponte, o que vai contar no final é a perseverança do aluno.

Processo seletivo das faculdades

Embora alguns processos seletivos para a faculdade possam ser menos concorridos do que outros, isso não significa que serão fáceis. O estudante que deseja entrar em uma universidade precisa ser bastante dedicado.

Por isso, é preciso otimizar o tempo pensando nos estudos para o vestibular. Então, conheça os processos de seleção das faculdades:

1. Sisu

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é o vestibular mais concorrido. As faculdades de maior renome utilizam esse sistema de seleção gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Nele, as instituições públicas oferecem vagas para os alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ingressar nessas faculdades exige grande parte do tempo do universitário porque os horários variam de período para período. Isso torna difícil conciliar os estudos com um trabalho em tempo integral.

Esse é um dos motivos para que alunos que já estejam trabalhando escolham as faculdades particulares. Além do fato de que o Enem exige um período de preparação e estudos intenso, acaba sendo uma questão de praticidade para esses estudantes que também trabalham.

2. Fies, Prouni e bolsas de estudo

Também existe a chance de conseguir estudar em uma boa faculdade particular sem precisar gastar muito. Nesse caso, o aluno pode optar pelo Fies, Prouni ou bolsas de estudo. O valor total do curso poderá ser financiado ou receber um desconto de 50% ou até mesmo 100%. Entenda cada opção:

Fies

É um programa de financiamento estudantil realizado pelo governo federal. O Fies financia as mensalidades do curso escolhido, e o aluno só paga o valor depois de formado. É bem disputado e não é tão fácil conseguir uma vaga por esse programa.

Prouni

Faz concessão de bolsas para que os alunos possam ingressar em instituições privadas de ensino superior. Para participar do Prouni, é necessário preencher alguns requisitos. Um dos exemplos é ter baixa renda ou estudar em escola pública.

Bolsas de estudo

Há outros programas de financiamento, como os que são oferecidos pelas próprias universidades, e também programas de bolsas de outras instituições. Nesse caso, é preciso pesquisar com a própria instituição escolhida.

Prós e contras das faculdades públicas ou privadas

Agora que os processos seletivos foram esclarecidos, ainda permanece a dúvida sobre qual é a melhor: a faculdade pública ou a faculdade privada. Veja a seguir os prós e contras de cada instituição.

Prós da faculdade particular

  • acesso mais rápido;

  • bolsas e descontos;

  • melhor estrutura física;

  • professores com grande comprometimento.

Contras da faculdade particular

  • mensalidades altas;

  • falta de laboratórios ou hospitais próprios;

  • carga horária menor em algumas instituições.

Prós da faculdade pública

  • grande renome;

  • sem mensalidade;

  • auxílio estudantil (bolsas);

  • professores mestres ou doutores.

Contras da faculdade pública

  • concorrência alta;

  • infraestrutura debilitada;

  • greves frequentes.

Escolha entre faculdade particular e faculdade pública

Por fim, é preciso saber qual a condição de cada aluno e o que é desejado para o futuro. A escolha depende da avaliação de cada faculdade e também dos cursos oferecidos. As possibilidades financeiras dos estudantes contam muito também na hora de escolher uma faculdade pública ou uma faculdade particular.

Avalie as opções e escolha a que se enquadra melhor na sua vida. Procure saber mais sobre como se preparar para o vestibular.