Entenda a importância do inglês no mundo globalizado

Entenda a importância do inglês no mundo globalizado

A língua inglesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia: desde filmes, séries e músicas de sucesso às expressões incorporadas à nossa fala. Você certamente já ouviu falar em selfie e spoiler, certo? No entanto, em meio a essa invasão de anglicismos no português e diante do contato próximo de crianças e adolescentes com o idioma por meio da mídia e da internet, resta a dúvida: será que seu filho realmente precisa se dedicar tanto assim? Para ajudá-lo a responder essa pergunta, separamos no post de hoje alguns pontos importantes sobre o aprendizado do idioma nos dias atuais e as oportunidades que o domínio do inglês pode gerar no mundo globalizado. Então confira:

Nota mais alta no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é elaborado para testar os conhecimentos dos candidatos em diversas áreas, incluindo uma língua estrangeira. Por esse motivo, o inglês e o espanhol se tornaram disciplinas obrigatórias em muitas escolas e nos cursinhos preparatórios. Por isso, alunos que já tenham certa fluência no idioma tendem a não só ficar mais tranquilos com a preparação e a prova em si, como poupam tempo e esforços nos estudos para o ENEM. E o melhor: ainda conseguem resultados superiores aos de quem se contenta com o inglês básico!

Facilidade nas leituras acadêmicas

O domínio da língua inglesa exerce papel fundamental na vida estudantil de um graduando. Independentemente do curso que escolher, o estudante poderá se deparar com pesquisas, artigos científicos, monografias e outras obras acadêmicas extremamente relevantes, mas ainda não traduzidas para o português. Muitas vezes, inclusive, essas leituras são obrigatórias para o aprendizado de uma disciplina. Por isso, um aluno com o inglês afiado acaba tendo mais chances de compreender o conteúdo apresentado e seguir mais tranquilamente em sua formação.

Além disso, já parou para pensar que um nível avançado de inglês pode se transformar no diferencial entre candidatos em uma seleção de bolsas de monitoria ou iniciação científica, por exemplo? Com esse conhecimento em dia, o aluno tem a possibilidade de aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela instituição de ensino.

Aprovação em programas no exterior

As oportunidades de viajar a trabalho ou em nome dos estudos são diversas: congressos, seminários, palestras, cursos de graduação, mestrado, doutorado e por aí vai. A questão é que não é sequer possível realizar cursos ou participar de eventos sem que se entenda o que será abordado. Sabia que alguns eventos até exigem comprovação de proficiência em inglês para que a inscrição do candidato seja aceita? O idioma se torna, então, imprescindível para quem deseja ter essas experiências internacionais.

Upgrade indispensável no currículo

Uma vez que o inglês é bastante falado no mundo dos negócios, muitas empresas exigem o domínio do idioma por parte de seus funcionários e colaboradores. Afinal, as instituições acabam dependendo da língua para realizar transações internacionais, lidar com softwares e produtos importados, obter informações de fontes estrangeiras (como jornais e publicações científicas) e inúmeras outras finalidades. Desse modo, o jovem que já entra para o mercado de trabalho com proficiência no idioma ganha destaque em relação aos concorrentes.

Networking com profissionais do mundo todo

E as vantagens de dominar o inglês vão além da questão empresarial, viu? Mesmo quem não tem a intenção de trabalhar nas gigantescas multinacionais não pode perder a oportunidade de conhecer outros profissionais simplesmente por esbarrar na questão linguística. Essa relação, chamada de networking, pode ser um divisor de águas na carreira de qualquer pessoa, visto que o aumento de sua rede de contatos pode gerar novas oportunidades e parcerias promissoras.

Independência dos serviços de tradução

Essa dica é especialmente importante para quem não dispensa um bom livro, é fã do cinema hollywoodiano ou adora a cultura pop britânica. Afinal, é mais que natural que obras produzidas em outra língua sejam lançadas em seu idioma original. E por mais que hoje possamos contar com um processo mais rápido de tradução e legendagem, isso ainda leva algum tempo. Para se ver livre dessa espera, é importante ter conhecimento da língua.

E além de ter um acesso mais ágil ao conteúdo de filmes e livros, quem domina o inglês ainda tem a possibilidade de traduzir documentos como históricos escolares, currículos, resumos de artigos, dissertações ou qualquer outro que não necessite do selo de um tradutor juramentado. Isso facilita a resolução de problemas que, normalmente, esbarrariam na burocracia dos serviços de tradução.

Imersão em novas culturas

Outra vantagem de ter o domínio do inglês (e talvez o argumento mais forte para convencer seu filho a estudar o idioma) é poder usá-lo como língua franca para se comunicar em outro país. É claro que ainda há regiões em que o idioma não é falado pelos habitantes locais, mas a tendência é esse tipo de situação se tornar cada vez mais incomum.

Já reparou como, em todo o mundo, empresas voltadas para o turismo contratam profissionais que dominam o inglês? A lógica é simples: assim garantem a comunicação com praticamente quaisquer viajantes. Por isso, quem tem a intenção de sair por aí conhecendo vários lugares deve se preocupar em aprender a falar inglês pelo menos para evitar problemas.

Mas sejamos sinceros: ter proficiência em um idioma não é uma tarefa fácil. Por isso, quem realmente deseja aprender o inglês deve entender que a caminhada é longa, mas vale a pena. E, nessa hora, tudo é válido: procurar uma escola de idiomas, baixar aplicativos, inscrever-se em sites de ensino remoto, juntar dinheiro para fazer um intercâmbio e até pedir ajuda pra alguém que já tenha o domínio da língua. Só não podemos nos esquecer que nada disso funciona sem a devida dedicação.

Pois agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do inglês na vida de um estudante, profissional, viajante ou, na verdade, qualquer pessoa, que tal conferir também nosso artigo sobre a educação multilingual? Talvez esse seja um caminho interessante para seu filho percorrer em direção ao aprendizado de uma língua estrangeira! E não se esqueça de deixar suas dúvidas, sugestões e impressões nos comentários! Participe!

 

Comentários

comentários