Entenda a importância da leitura para o desenvolvimento da criança

Entenda a importância da leitura para o desenvolvimento da criança

Se você já reserva ao menos quinze minutinhos da sua noite para ler com seu filho antes de colocá-lo para dormir, pode até imaginar que está somente cuidando de sua relação com o pequeno. Mas a verdade é que está fazendo muito mais que isso! Além de oferecer mais cuidado, atenção e carinho, com essa atitude você ainda contribui para fomentar o hábito da leitura na criança, o que gera grandes benefícios no desenvolvimento de qualquer indivíduo. Que tal reconhecer a importância da leitura para o crescimento das crianças e saber como fazer desse costume a ponte para um desenvolvimento de excelência? Basta continuar acompanhando nosso post de hoje!

O que a leitura efetivamente possibilita?

Antes de mais nada, vamos dar uma olhada no que a leitura efetivamente proporciona para seus adeptos? Confira:

Promove o desenvolvimento

Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Ler aprimora suas habilidades de comunicação, competências que serão muito importantes para o seu crescimento e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo de sua vida.

Apura o senso crítico

Quem cria o costume de ler desenvolve um maior senso crítico, o que será extremamente importante para o progresso intelectual desse indivíduo. Afinal de contas, assim seu filho conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.

Proporciona entretenimento

Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com videogames, computadores, aplicativos on-line e demais tecnologias. Acabamos, dessa maneira, nos esquecendo do valor que os livros possuem também como instrumentos de distração. Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias, de forma que esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.

Amplia o conhecimento

A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por essas e outras, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio. Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.

Enriquece o vocabulário

Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário, além de melhorar a gramática, aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.

Aprimora a escrita de redações

Durante o período escolar, uma das maiores dificuldades dos alunos costuma ser a escrita da redação. Como demonstrado anteriormente, a leitura é a peça-chave para o desenvolvimento da capacidade linguística, por incrementar o vocabulário, expandir as habilidades de interpretação e criatividade, fazendo com que uma maior capacidade de criação se desenvolva, elaborando mais facilmente suas próprias histórias. Por isso, o hábito de leitura se torna ainda mais importante durante o período acadêmico, em que a redação representaria uma demanda mais complexa. Os resultados positivos podem ser notados em provas avaliativas, vestibulares e até na vida profissional!

Minimiza dificuldades acadêmicas

Para obter qualquer conhecimento na escola é preciso saber interpretar. Como o hábito da leitura aprimora a habilidade de comunicação e interpretação, a criança acaba tendo maior facilidade ao aprender os conteúdos em sala de aula. Por essas e outras é que não terá dificuldade para se adaptar quando a escola começar a exigir mais no que se refere à leitura de textos e livros.

Desenvolve o afeto

As crianças que leem livros conseguem se sentir afetadas (positiva ou negativamente) com as histórias. Por isso é que os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar a emoção. Lendo as narrativas, as crianças podem sentir medo, excitação e compaixão, bem como vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.

A partir de quando se deve incentivar a leitura?

Quanto mais tarde o hábito de leitura for implementado, menos eficientemente os benefícios descritos acima serão incorporados. Assim, a verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças. Os pais podem contar histórias para seus filhos ainda bebês! Se eles estiverem dando seus primeiros sinais de comunicação, que seja apenas balbuciando, já é possível começar a contar as histórias. Nessa fase, só garanta que elas sejam mais curtas e leves. Vá, gradativamente, aumentando a intensidade das emoções e o tamanho das narrativas. Quando menos esperar, seus filhos estarão devorando livros inteiros!

Como aprimorar a técnica?

Existem algumas dicas que você pode adotar para que a técnica de leitura seja aprimorada. Por isso, tenha em mente que, para a leitura ser mais eficiente, você pode:

  • Escolher um assunto que seja adequado para a idade da criança.

  • Optar por histórias que aguçarão a curiosidade da criança, buscando temas de seu interesse e compatíveis à sua realidade.

  • Levar seu filho a uma livraria para que ele possa escolher os livros que considerar mais estimulantes e atraentes.

  • Estar presente no momento da leitura, pois essa interação será preenchida por maior atenção, carinho e melhores lembranças. Além disso, você pode ajudar o pequeno a desenvolver uma entonação mais adequada, contribuindo ainda mais para seu desenvolvimento linguístico.

  • Criar um ambiente propício para aumentar a imaginação e melhorar a atmosfera literária, promovendo maior interesse pela leitura. Montar um cantinho aconchegante, com luz um pouco mais baixa e menos estímulos que possam distrair a criança já é um bom começo.

Viu como criar o hábito de ler é importante para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos? Por si só, a leitura aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, promove melhorias na habilidade linguística, trabalha as emoções das crianças e as ajuda a aprimorarem suas habilidades comunicativas. Todos esses benefícios terão um significativo efeito a longo prazo, podendo contribuir para o maior sucesso pessoal e profissional da criança.

De modo geral, são poucos os pais que se dedicam adequadamente a promover a motivação de que os filhos precisam para lerem mais e melhor. Faça diferente: nada de pensar que a leitura deve ser obrigação apenas da escola! Comece a incentivar essa poderosa prática ainda dentro de casa, deixando que os profissionais da educação apenas a aperfeiçoem! Lembre-se de que os pais possuem um papel crucial no desenvolvimento da rotina literária dos filhos.

E você, já incentiva esse hábito pra lá de benéfico em sua casa, com seus filhos? Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção? Comente aqui e compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Comentários

comentários