Conheça 7 desenhos e programas que estimulam a mente e a criatividade infantil

Conheça 7 desenhos e programas que estimulam a mente e a criatividade infantil

A TV é vilã ou aliada da educação infantil? Essa é uma das perguntas mais recorrentes e polêmicas quando se trata da relação entre as crianças e a televisão. Mas, independentemente de qualquer polêmica, em um mundo globalizado, que exige dos pais uma forma cada vez mais dinâmica com o tempo, é inevitável que a televisão seja uma alternativa para lidar com as crianças em certos momentos.

No entanto, essa interação pode ser produtiva e contribuir para o desenvolvimento de muitos aspectos da criança, dentre eles, o estímulo da mente e da criatividade infantil. Para que isso seja efetivo, basta fazer as escolhas certas diante das inúmeras programações acessíveis atualmente.

Focando particularmente nos aspectos criativos e estimulantes para o desenvolvimento da criança através do contato com a televisão, elaboramos esta lista com animações disponíveis nessa mídia e na internet, que poderão contribuir para desenvolver a criatividade e outras habilidades intelectuais importante para o seu filho.

1. Dora, a Aventureira

Dora, a Aventureira é um desenho que se pode chamar de “global” por duas razões: trabalha o aspecto bilíngue da criança e tem suas aventuras construídas acerca de aspectos geográficos atuais. A animação foi transmitida em mais de uma centena de países e o seu sucesso não é por acaso, pois seus episódios são estruturados envolvendo diálogos com o expectador, incentivando a sua interação com os desafios apresentados aos personagens do desenho e o aprendizado de palavras em língua estrangeira.

No Brasil o desenho é exibido em português e a língua estrangeira em interação é o inglês. O estímulo da criatividade infantil nessa animação é proporcionado pelo incentivo à participação da criança no desenvolvimento das histórias, contextualização do aprendizado bilíngue com problemas simples, imagens, cores, som e a leveza própria ao desenho.

2. Go, Diego, Go!

Parente de Dora, contando, inclusive, com a presença da personagem em alguns de seus episódios, Diego tem o diferencial de seguir suas aventuras pelo universo da natureza, com foco em animais. O desenho segue a mesma estrutura de Dora, a Aventureira e apresenta as mesmas potencialidades para o desenvolvimento da criatividade infantil, apenas, ampliando o contexto do primeiro e inclinando-o para a área da ecologia.

3. Garota Supersábia

O desenvolvimento bilíngue da criança é importante e um componente poderoso para estimular a mente e a criatividade. No entanto, nada disso adiantaria sem que a criança tivesse a oportunidade de dominar a língua materna.

Para compor o combo de desenhos que trabalham com a linguagem, estimulando esse aspecto essencial do desenvolvimento humano, temos a Garota Supersábia: a heroína da língua portuguesa. O desenho é bastante lúdico, apresentando uma personagem Latina, Rita Bastos, que combate vilões com nomes bastante icônicos – como “Dona Redundância” – dando-lhes lições de língua portuguesa.

Além de uma forma divertida de estimular e reforçar o aprendizado correto do português, o desenho se destaca pelo estímulo da criatividade infantil através da interação de elementos ortográficos e semânticos em um contexto envolvente e dinâmico, inclusive, pela qualidade estética da animação.

4. Show da Luna

Como não só de línguas e linguagem vive o homem, o Show da Luna se apresenta nesta lista como uma animação potente para o desenvolvimento do raciocínio científico das crianças que se encontram na primeira infância.

O desenho protagonizado por Luna explora, a partir da personagem, a curiosidade científica e os aspectos metodológicos básicos desse raciocínio, composto por observação, experimentação e elaboração de hipóteses. Além disso, o envolvimento recorrente do irmão de Luna, Júpiter, nos interesses da personagem, estimula também a aproximação da relação entre irmãos e parentes.

É interessante observar que o raciocínio científico básico não é importante somente para o estudos das ciências e tecnologias, mas para todas as áreas do conhecimento e, até mesmo, para o cotidiano.

5. Team Umizoomi

Com foco no desenvolvimento de conceitos básicos da matemática, que se transformam nos superpoderes dos personagens, Team Umizoomi trabalha o aspecto da medida através do poder da personagem Mili, geometria a partir dos superpoderes de Geo e resolução de problemas com o robô Bot, também o principal responsável pelo tempero cômico do desenho.

A interação de personagens reais com as animações deixa o programa ainda mais interessante para as crianças, estimulando as fronteiras da fantasia, isto é, da criatividade em seu sentido estético e imaginativo, simultaneamente à imersão no universo dos números e das formas.

6. Hora do Justin

Piaget, um dos autores mais importantes sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, no qual a criatividade se inclui, ressalta que um dos estágios mais elaborados do desenvolvimento cognitivo diz respeito, justamente, à capacidade de viver em conjunto, de dialogar e de construir a partir da interação com o diferente nas relações.

Dessa forma, não adianta desenvolver as habilidades e a criatividade nas mais diversas áreas do conhecimento, sem que a sociabilidade esteja entre elas. É nesse sentido que incluímos a Hora do Justin nesta lista, pois o desenho proporciona à criança a possibilidade de desenvolver suas competências sociais através de uma trama simples, mas relevante, na qual o personagem viaja no tempo e no espaço através das distintas civilizações.

Todos os episódios concluem a aventura com uma lição de moral que favorece a boa convivência e, além disso, reforça conhecimentos em geografia e história.

7. Peixonauta

Para finalizar, sugerimos uma das animações nacionais de mais sucesso no contexto global. Peixonauta apresenta personagens tão curiosos que, por si só, são capazes de estimular a criatividade infantil: um peixe que, através de uma “engenhoca”, é capaz de transitar tanto no universo marítimo quanto na terra, interagindo com um macaco e uma menina, todos eles agentes trabalhando pelas causas ambientais.

Além da potente fantasia e do formato de apresentação e resolução de problemas, estimulante mental por excelência, o desenho também contribui para a educação ambiental das crianças, uma temática cada vez mais importante na atualidade.

Essa lista poderia incluir muito mais desenhos capazes de contribuir de diferentes formas para o desenvolvimento intelectual e da criatividade infantil. Observe bem os aspectos relacionados a cada um deles e conseguirá adaptar critérios semelhantes para fazer as suas próprias seleções.

A diversidade de estímulos também é muito importante para o desenvolvimento da criatividade infantil, assim como de sua cognição de um modo geral. Considerando-se que a criança ainda está em formação, ela deverá ter a possibilidade de escolher através da amplitude de possibilidades que o mundo apresenta.

Como uma dica extra, ressaltamos que não são apenas os desenhos com episódios curtos e em série que poderão ser seus aliados na educação dos seus filhos: filmes e jogos virtuais também são muito interessantes para estimular a mente e a criatividade da criança e possuem o diferencial da continuidade, trabalhando os aspectos da atenção e da persistência. Além disso, é importante manter o diálogo com a criança para que ela consiga falar das suas experiências e, assim, as apreender de fato. Procure conhecer um pouquinho mais do universo infantil!

Seguindo essas simples dicas você conseguirá contribuir para o desenvolvimento do seu filho ao mesmo tempo em que articula a educação dele com a correria cotidiana! Ficou interessada no assunto e quer saber mais, inclusive, para aprender a fazer outras escolhas além da lista? Então, não perca tempo e leia em nosso blog sobre Como estimular a criatividade das crianças? e assine nossa newsletter com várias temáticas que te ajudarão na educação dos seus filhos.

Comentários

comentários