Conheça 12 aplicativos de matemática para aprender no dia a dia

Conheça 12 aplicativos de matemática para aprender no dia a dia

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a calculadora não acabou com o exercício de matemática no dia a dia. Na verdade, só simplificou a realização e conclusão de tarefas. E o mesmo raciocínio vale para a tecnologia digital, viu?

Facilitadora, ela não isenta os usuários de conhecerem os fundamentos básicos das ciências exatas. Na prática, ajuda na condução rumo aos resultados desejados.

Hoje, são diversos os aplicativos que podem desmistificar a Matemática tanto para alunos do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, servindo como fortes aliados nos estudos. Seja para reforçar alguns conceitos ou para fixar matérias às vésperas de provas, aí estão grandes conhecidos dos seus filhos atualmente.

Quer saber um pouco mais como a internet e seus aplicativos podem ajudar os estudantes com a Matemática no dia a dia? Pois veja só:

Saiba quais são os benefícios dos aplicativos de matemática ao longo da vida escolar

A tecnologia está transformando as formas como professores e alunos lidam com a aprendizagem. No entanto, antes de achar que ela pode ser algo negativo para o ensino, saiba que são muitos os benefícios que os aplicativos de matemática podem propiciar, desde o ensino fundamental até a fase pré-vestibular. Abaixo, destacamos os principais:

Ensino Fundamental

Você deve saber muito bem que os pais são as maiores influências dos filhos. Por conta disso, é muito importante se policiar sobre o modo como vocês estão orientando os pequenos em relação a gostar da matemática.

É muito comum, por exemplo, que algum dos pais não tenha tanta afinidade com a disciplina e isso faz com que a criança já crie receios sobre ela — antes mesmo de experimentá-la e colocar os seus conhecimentos em prática.

A matemática deve ser encarada como algo que faz parte do dia a dia do pequeno e os aplicativos podem fazer toda a diferença nessa introdução, de modo que ele interaja com a matéria de maneira lúdica, educativa e divertida.

Esse tipo de interatividade também reforça o estímulo às habilidades motoras dos pequenos. Nessa fase da vida, os aplicativos de matemática podem contribuir para:

  • facilitar a descoberta e interação com os números;

  • auxiliar na concentração;

  • potencializar as habilidades cognitivas;

  • estimular o raciocínio;

  • introduzir como é usada no dia a dia;

  • encarar desafios com mais naturalidade;

  • contribuir para a autonomia.

Consequentemente, quando esse tipo de estímulo é feito desde cedo, o jovem cresce se aperfeiçoando e percebendo outros benefícios ao longo da fase escolar.

Ensino Médio

A matemática costuma ter bastante peso nas provas de vestibular, o que a torna pré-requisito para que o aluno se esforce para aprender todas as fórmulas e maneiras de resolução de problemas. Assim como as demais disciplinas, é preciso tê-la como essencial para a formação social e intelectual do seu filho.

Mas você já sabe que esse não deve ser o único foco do seu filho. É preciso que ele reconheça como a disciplina faz a diferença na vida cotidiana dele. Com a resolução de problemas, por exemplo, ele desenvolverá o raciocínio lógico, desenvolverá a criatividade e a capacidade de discernimento entre as diferentes possibilidades para resolver uma questão.

Além disso, por ser tão frequente e necessária em nosso cotidiano, percebe-se como que a valorização da matemática no dia a dia do estudante pode transformá-lo em um ser crítico e formador de opinião.

E para que os jovens desenvolvam familiaridade com a matéria, não tem nada melhor do que permitir que a estudem por meio de algo que faz parte da rotina deles: a tecnologia (e os aplicativos de matemática)!

Pré-vestibular

Adotar diferentes técnicas de estudos na rotina contribui para que o aprendizado se torne mais dinâmico e eficaz. No período pré-vestibular, em que a pressão é grande e a carga de estudos maior ainda, introduzir momentos mais divertidos, mas também eficazes, é uma excelente estratégia.

 

Portanto, nessa fase da vida, o aluno pode investir nos aplicativos para potencializar o que tem aprendido nas salas de aula e também na sua preparação.

Conheça os 12 principais aplicativos de matemática para potencializar os estudos

1. Rei da Matemática

Com versões gratuitas e pagas, o aplicativo transforma a rotina matemática em um exercício lúdico e interativo. No Rei da Matemática (Android e iOS), os usuários moram em um reino cujos desenvolvimentos pessoal e do ambiente ao redor dependem da realização de diversos problemas matemáticos.

Aí entram questões aritméticas de adição, subtração, raízes e frações, entre outras. É bastante útil para auxiliar os alunos ainda pouco familiarizados com as continhas.

2. Matemática Elementar

Voltado para aqueles alunos do Ensino Médio que precisam de um reforço em diversos fundamentos matemáticos, esse aplicativo é gratuito e totalmente em português. O app Matemática Elementar (Android) permite que os estudantes identifiquem melhor as próprias dificuldades e, com isso, possam trabalhá-las com exercícios e aulas voltados para conteúdos variados, como funções, conjuntos numéricos e inequações, por exemplo.

3. Math Drills Lite

Nesse caso, o aplicativo é em inglês, o que pode exigir certo conhecimento dos pais que desejam colocar as primeiras habilidades matemáticas dos filhos à prova.

O Math Drills Lite (iOS) é gratuito e possui uma interface bastante intuitiva, conduzindo os usuários a exercícios práticos sobre fundamentos básicos aritméticos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. E o melhor é que dispõe de um gráfico de desempenho individual excelente para avaliar pontos fortes e fracos.

4. SAT Math Trainer

O SAT é um exame muito popular nos Estados Unidos. Bem parecido com o nosso ENEM aqui, serve como prova de aptidão para ingressar no ensino superior. Com o SAT Math Trainer (iOS), alunos do Ensino Médio podem testar suas habilidades matemáticas com mais de 10 mil questões que se dividem em álgebra, geometria e estatísticas.

Disponível apenas em inglês e em versões pagas, o aplicativo é realmente desafiador para testar os conhecimentos dos alunos nas ciências exatas. E, no caso dos brasileiros, ajuda até a treinar o segundo idioma!

5. MyScript Calculator

De visual simples, mas bastante interativo, o aplicativo permite que pais e alunos escrevam as operações desejadas na tela, convertendo sua própria caligrafia em operações. O resultado aparece automaticamente na sequência.

O MyScript Calculator (Android e iOS) é gratuito e adequado para todas as idades, servindo como um auxiliar de peso para que seus filhos confiram os resultados dos exercícios praticados em casa — desde que os tenham feito antes, claro.

6. Cola Matemática

Gratuito e inteiramente em português, o Cola Matemática (Android) serve como um professor virtual dos exercícios que tiram as noites de sono dos seus filhos. O app não apresenta apenas o resultado final dos problemas matemáticos, mas aponta, passo a passo, todo o desenvolvimento do cálculo, ensinando os estudantes a compreender como o exercício é resolvido.

7. Pense+ ENEM

O ENEM é uma etapa muito presente no cotidiano escolar dos alunos do Ensino Médio. E sabia que preparar seus filhos para a prova pode ser mais fácil que tirá-los da cama pela manhã?

O Pense+ ENEM (Android) é um aplicativo gratuito que reúne todas as provas do ENEM desde 2007, totalizando quase 1.500 questões para seus filhos testarem suas habilidades com exercícios que fizeram parte da história do exame. E ainda há espaço para o aluno checar seu desempenho nas provas!

8. AppProva

Gratuito e em português, o AppProva (Android e iOS) reúne provas do ENEM e de outros vestibulares, além de contar com simulados semanais e questões que replicam métodos usados nas provas.

E o mais bacana é que o sistema de avaliação empregado é o TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesmo método usado pelo MEC para medir o grau de conhecimento do candidato a partir de questões fáceis, médias e difíceis.

Com ele, calcula-se a média estatística e probabilística de acertos e não apenas a quantidade de respostas certas. Trata-se de um programa complementar aos estudos, com dicas e exercícios para que seus filhos tenham ainda mais chances de serem aprovados nas provas mais concorridas do país.

9. TrainBrain

Gratuito, o aplicativo trabalha o raciocínio lógico e os reflexos a partir de cálculos exigidos pelo programa. Disponível em inglês e também em outros idiomas (infelizmente, exceto em português), o TrainBrain (Windows Phone) desafia crianças e jovens a encontrarem soluções de uma maneira mais ágil e efetiva, essencial para o cumprimento de exercícios matemáticos.

10. MatchUp

Não é só de cálculos que se sustenta a Matemática. Da mesma forma que o TrainBrain exercita o raciocínio lógico, o MatchUp (Android) também trabalha a maneira de pensar de crianças e jovens.

O jogo tem o objetivo de fazer com que os usuários vejam imagens na tela para, na sequência, encontrarem os pares com o menor número de tentativas possível. Conta com diversos níveis para desafiar cada vez mais a memória.

11. Lumosity

Que tal desenvolver a atenção e a memória dos seus filhos? Afinal, o cérebro atua como uma espécie de músculo que, quanto mais for trabalhado, mais se aperfeiçoa.

E é aí que entra o Lumosity (iOS), com mais de 25 jogos cognitivos que trabalham diferentes áreas do cérebro, adaptando-se ao desempenho dos usuários para desafiá-los continuamente a encontrar soluções não só para problemas matemáticos, mas para outras atividades do dia a dia que também exigem concentração.

12. iMathematics

Mais que um programa para resolver problemas matemáticos, o iMathematics (Android, iOS e Windows Phone) se propõe a ensinar a disciplina em tópicos dedicados à geometria, aritmética e trigonometria, como estatísticas, equações, fórmulas, álgebra linear, vetores, matrizes, cálculo com números complexos, funções de enredo e o cálculo de raízes e extremas (polinomial, racional, exponencial e assim por diante), entre outras funcionalidades. Existem versões gratuitas e pagas do aplicativo, que é um dos mais populares do gênero.

Viu como é possível ajudar seus filhos, preparando-os nas diversas etapas acadêmicas que os desafiarão pelo caminho? Pois se deseja complementar o cuidado com a educação dos seus filhos além da Matemática no dia a dia, aproveite para saber mais sobre o assunto descobrindo como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos!