Como preparar meu filho para o primeiro dia de aula?

Como preparar meu filho para o primeiro dia de aula?

 

Enfim chegou aquela hora que deixa tanto crianças como adultos com frio na barriga: o primeiro dia de aula. Para as crianças, esse sempre será um momento marcante, afinal, é uma das primeiras experiências longe de casa e da família. Para os pais, por outro lado, pode ser um momento de muita angústia, pois se preocupam com o preparo do filho para o primeiro dia de aula. Como fazer com que esse passo importante seja dado com tranquilidade, segurança e sem traumas? Selecionamos no post de hoje valiosas dicas para que você tire suas dúvidas e ajude seu filho nesse momento tão importante. Então confira:

Desenvolva um elo de confiança

Para que a ida à escola (principalmente no primeiro dia de aula) não seja um episódio traumático para a criança, o ideal é prepará-la antecipadamente para esse importante momento. Converse bastante com seu filho e tente descrever o que acontecerá durante sua permanência na escola, quais serão as mudanças em sua rotina e os benefícios que ele terá nessa nova empreitada. Não fantasie a realidade, apenas seja o mais claro e sincero possível.

Deixe claro à criança, a todo momento, que você estará na retaguarda para ajudá-la com seus medos e anseios, e que ela pode compartilhar com você todas as suas impressões e angústias. Ao criar esse elo de confiança com a família, o aluno certamente passará a se sentir mais seguro para enfrentar o desafio do primeiro dia de aula, pois saberá que não estará sozinho, tendo com quem contar.

Prepare o terreno antes do começo das aulas

Sair do conforto e da segurança de casa para enfrentar sozinho um mundo completamente novo é motivo de sobra para deixar qualquer pessoa com receio. E, para uma criança, essa mudança pode ser ainda mais desesperadora. Por isso, o ideal é preparar o terreno antes das aulas começarem, mostrando que ir à escola é algo comum a todas as outras crianças. Esse cuidado prévio poderá fazer com que seu filho entenda que não será o único a passar por tal situação, o que despertará a empatia necessária para lidar melhor com essa estreia.

Uma ótima dica é levar a criança previamente para conhecer a escola em que estudará. Isso poderá fazer com que ela comece a entender o que está por vir, familiarizando-se com o ambiente e deixando de lado ideias mirabolantes e medos que tenha criado em sua cabeça. Assim, chegará a seu primeiro dia de aula na escola muito mais confiante.

Chegue cedo no primeiro dia

Chegar atrasado logo no primeiro dia de aula pode gerar um estresse ainda maior na criança, deixando-a com mais receio do que está por vir. O ideal, então, é ir com seu filho para a escola com uma antecedência razoável, para que tudo seja feito com tranquilidade e ele tenha tempo de ver como será seu novo ambiente de convivência e aprendizado em funcionamento. Isso certamente ajudará a construir uma primeira impressão favorável, deixando a criança mais relaxada.

Procure transmitir segurança em suas ações

É comum ver pais chorando ao chegarem à escola junto com seus filhos no primeiro dia de aula. Mas atenção: por mais que realmente possa ser bem difícil para os pais, é necessário estar preparado para que as crianças iniciem tranquilamente sua jornada em busca da construção da própria autonomia. Lembre-se, afinal, de que apesar de pequenas, as crianças sabem muito bem como ler nossas emoções. Assim, ao perceberem que você está inseguro, certamente também ficarão com medo, tendo a mesma resposta emocional.

Por isso, é essencial que os pais, juntos, procurem administrar a situação da melhor forma possível, agindo de forma segura e confiante. Dessa forma, contribuirão significativamente para que tudo corra bem no primeiro de muitos dias de aula dos filhos.

Seja firme e não ceda à pressão

De fato, a criança nem sempre estará disposta a frequentar um novo ambiente sem questionar. Por isso, é muito importante que os pais estejam no controle da situação. É claro que cada um tem seu próprio tempo para se adaptar a coisas novas. E isso deve mesmo ser respeitado para que tal período de transição corra suavemente e sem traumas para a criança. Mas ceder a qualquer pressão imposta pelo filho (como uma sessão de choro ou birra) fará com que ele acredite que, com um pouco de manha, não precisará ir à escola.

No primeiro dia de aula, para evitar situações desse tipo, procure não se demorar muito para ir embora para casa após deixar seu filho na escola. Caso contrário, ele pode querer ir a seu encontro, dificultando o trabalho da escola e, em muitos casos, permitindo que efetivamente consiga o que quer.

Aposte na pontualidade no horário da saída

O medo de não voltarem para casa é muito comum entre crianças em seus primeiros dias de aula. Por isso é que ser pontual, estando pronto para buscar seu filho no horário estipulado para a saída, é primordial para que ele se sinta seguro e não fique com receio de ir à escola ou não queira mais participar das aulas. Evitar o transporte escolar coletivo e ir buscar pessoalmente seu filho no primeiro dia de aula poderá ter um grande significado para ele se sentir mais protegido e acolhido.

Evite sobrecarga depois da aula

Após um dia tão estressante para a criança, o melhor a fazer é não sobrecarregá-la com perguntas demais sobre como foi seu primeiro dia de aula. Respeitar seu espaço e deixar que ela crie a necessidade e o interesse em procurá-lo para contar de suas novas experiências é o ideal para que não se sinta ainda mais pressionada. Para isso, comece contando sobre coisas que você mesmo tenha feito em seu dia, para que ela queira fazer parecido com você!

Em uma data tão importante para seu filho, o papel que você desempenha terá um grande peso na forma como ele se sairá. Por isso, faça o que estiver a seu alcance para que a criança se mantenha confiante, segura e animada com o que a espera!

E então, sente-se preparado para dar esse importante passo na vida da família? Deixe aqui seu comentário, compartilhando suas impressões e expectativas conosco!

 

Comentários

comentários