Como estudar física para a prova do ENEM?

Como estudar física para a prova do ENEM?

Com o ENEM já praticamente batendo à porta, chega a reta final para os estudantes buscarem estratégias ainda mais eficazes de otimização dos estudos para chegarem realmente preparados às provas. Afinal, essa pode ser a diferença entre garantir uma boa nota e, consequentemente, carimbar o passaporte rumo à tão sonhada universidade, ou ter que esperar o próximo ano para tentar novamente.

E é a atenção aos detalhes que pode fazer toda a diferença na preparação para o grande dia. Que tal ir por partes? Por isso é que, neste post, vamos mostrar como seu filho deve estudar física com foco nesse exame tão importante e cheio de características únicas. Confira nossas dicas e dê uma mãozinha a ele nesse momento pra lá de estressante!

Estudar as características da prova

Uma dica fundamental para todo estudante que precisa se preparar para uma prova é também a mais simples: ele deve conhecer o teste. Entender o estilo das questões, a abordagem e o tipo de conhecimento exigido faz toda a diferença na definição de um plano de estudos.

A prova do ENEM, por exemplo, tem características muito peculiares e bem definidas. Física, química e biologia são cobradas na prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias, a partir da compreensão do aluno de um contexto mais amplo. Assim, não é necessário decorar fórmulas, estruturas e informações pontuais. O mais importante é que seu filho interprete corretamente enunciados, gráficos e tabelas, aplicando o conhecimento teórico adquirido em situações cotidianas. Aliás, esse é um dos principais pontos do ENEM: todas as informações cobradas estão relacionadas a situações vivenciadas no dia a dia, que servem de base para que o aluno mostre que captou a teoria e os conceitos fundamentais da matéria.

As questões do ENEM também tendem a ter uma abordagem mais completa, muitas vezes tratando de mais de um assunto (de variadas áreas) em uma única pergunta. E isso demanda que o aluno tenha uma grande habilidade de interpretar textos, bem como deve estar atualizadíssimo sobre os temas do cotidiano. Por isso, uma dica preciosa é: faça seu filho acompanhar os noticiários, ler jornais e exercitar sua mente para fazer ligações entre o que acontece no mundo e o universo da física. Além, claro, de praticar muito com questões de anos anteriores!

Absorver a essência da matéria

Para se sair bem no ENEM, o mais importante é estar bem afiado em relação aos conceitos de física, a essência da matéria. O que seu filho precisará mostrar é que conhece bem a base da física e todos os conceitos essenciais que regem a disciplina, com foco sobretudo nos assuntos relacionados à energia, à mecânica e à termodinâmica. Não por acaso, são esses os temas que costumam ter aplicação direta em nosso cotidiano.

Pode anotar: seu filho provavelmente será questionado sobre os usos da energia no dia a dia, especialmente em relação a consumo e distribuição, bem como sobre o teorema da conservação da quantidade de movimento, que costuma ser tema frequente no exame. E, outra vez, a orientação geral é evitar o decoreba, ficando na compreensão dos conceitos e em sua aplicação prática.

Focar nos temas certos

É inevitável: alguns assuntos de cada matéria acabam recebendo maior destaque e peso na prova do ENEM. É claro que não é possível prever tudo o que vai cair na próxima edição, mas pela experiência dos anos anteriores e pela compreensão do estilo do teste, fica mais fácil adiantar que assuntos devem merecer atenção especial na hora dos estudos. Para a física, podemos destacar:

  • Mecânica e cinemática: estudo dos movimentos retilíneo e circular com foco na posição, na velocidade e na aceleração;

  • Dinâmica e leis de Newton: dinâmica dos corpos e leis que orientam toda essa área de conhecimento;

  • Força resultante: conceituação de força centrípeta, trajetórias e objetos em deslocamento;

  • Impulso: variação da quantidade de movimento de um objeto, força e deslocamento;

  • Hidrostática: densidade, massa específica e empuxo;

  • Eletricidade e energia: funcionamento de um circuito elétrico, potência e medidores elétricos.

Estudar sem descuidar da saúde

Imagine que seu filho estudou demais, está confiante e preparado para a prova, mas, no dia, simplesmente perde a hora devido ao cansaço acumulado. E se, durante o teste, ele se sente indisposto e sem energia? Por essas e outras é que não dá para se descuidar da saúde e do bem-estar! Assim você garante que, nos dias de prova, seu filho estará em ótima forma, sentindo-se bem e concentrado no desafio que está prestes a enfrentar.

Tudo bem que é importante intensificar os estudos nos meses anteriores à prova, mas seu filho não pode deixar de dormir bem (pelo menos 8 horas diárias) para recuperar toda a energia gasta, bem como se alimentar de maneira adequada, com uma dieta balanceada e saudável, e até encontrar um tempinho para a prática de atividades físicas, que ajudam a aliviar o estresse e fazem toda a diferença na concentração nas horas de estudo.

Acredite: esses pequenos cuidados têm um impacto imenso no bem-estar dos estudantes, podendo afetar diretamente suas notas na prova. E já que mencionamos a atenção à alimentação ali em cima, vale ter cuidado redobrado nos dias das provas. Sugira que seu filho evite os alimentos pesados nesses dias, também levando opções de lanche de fácil digestão, que o alimentarão bem, mas sem tomar muita energia do seu corpo. Nesse sentido, carnes brancas, frutas e cereais integrais são ótimas escolhas.

Como você viu, traçar um bom plano de estudo, levando em conta as especificidades das questões do ENEM, é extremamente importante. Além disso, não de esquecer da resolução de questões anteriores, que permite a seu filho entender melhor a dinâmica do que vai ser cobrado no dia da prova. Por fim, uma recomendação pra lá de indispensável: não deixe que ele se descuide da saúde e do bem-estar! Faça com que ele entenda que de nada adianta estudar o ano todo e chegar para a prova se sentindo mal, muito cansado ou indisposto.

Agora que você já sabe como estudar física para as provas do ENEM, aproveite para otimizar ainda mais os estudos do seu filho lendo o nosso post sobre técnicas imbatíveis para o vestibular!