Como estimular a inteligência do seu filho? Aprenda aqui!

Como estimular a inteligência do seu filho? Aprenda aqui!

Descobrir como estimular a inteligência de uma criança pode representar um desafio para muitos pais. Porém, algumas atitudes simples, como oferecer às crianças, brinquedos educativos e promover atividades que levem seu filho a pensar e soltar a imaginação, podem ser excelentes formas de fazer com que a criança se desenvolva e se torne ainda mais inteligente.

Hoje, você vai descobrir seis maneiras de estimular a inteligência do seu filho. Confira!

Conheça profundamente seu filho

Observar seu filho com atenção ajudará você a conhecê-lo melhor e, também, a descobrir maneiras de estimulá-lo ainda mais, mas respeitando seus limites.
Do que a criança gosta? Do que ela tem medo? Quais aspectos precisam ser trabalhados para ela se tornar melhor? Quais suas dificuldades? Conhecer as respostas dessas perguntas é papel de todo pai e de toda mãe, além de ser uma boa forma de ajudar você a propor brincadeiras e outras atividades que permitam que seu filho vá além!

Elogie a criança antes de criticá-la

Um elogio sincero é uma poderosa forma de motivar seu filho. Por outro lado, uma crítica pode prejudicar a autoestima, a autoconfiança, acabar com o potencial criativo da criança e, também, com sua capacidade de encontrar respostas diferentes e inteligentes aos desafios do cotidiano.
Por isso, antes de criticar algum comportamento errado, elogie o seu filho. Isso vai mostrar a ele que um erro cometido não o faz perder o valor que tem e o ensinará a lidar melhor com as próprias falhas, tornando-o emocional e socialmente mais inteligente.

Invista em brinquedos educativos

Brinquedos educativos estimulam o desenvolvimento motor, favorecem o desenvolvimento cognitivo além de, claro, divertirem a criança.
Investir neles é uma das melhores alternativas para pais que querem descobrir como estimular a inteligência dos filhos ao mesmo tempo em que propiciam à criança momentos para curtir o que a infância tem de melhor: as brincadeiras!

Mostre o mundo à criança

Se você quer estimular a inteligência de seu filho, mostre o mundo a ele. Leve-o para experimentar a natureza, conhecer pessoas diferentes e passear por aí. Recebendo novas sensações, sons, sabores, imagens e aromas, a criança criará novas conexões neurais, ampliando a própria inteligência e o conhecimento de mundo.

Incentive a imaginação e criatividade

Valorize a imaginação e criatividade do seu filho. Incentive-o a inventar uma história, uma canção, estimule-o a desenhar, pintar, brincar e deixe que ele busque explicações para as coisas que o cercam, mesmo que pareçam absurdas do ponto de vista de um adulto. Isso pode ser de grande valor para o desenvolvimento da inteligência da criança.

Permita que seu filho vença pequenos desafios

Pequenos desafios do cotidiano podem ajudar seu filho a se tornar emocional e cognitivamente mais inteligente. Ensine os caminhos, mas deixe que seu filho os percorra sozinho, de vez em quando. Amarrar os sapatos sozinho, terminar de montar um quebra-cabeça, essas simples tarefas podem levar a criança a trabalhar na resolução de problemas, ensinando-lhe a conhecer seus próprios limites e levando-a a se superar.
Se você quer aprender como estimular a inteligência do seu filho, comece a conhecer melhor sua criança, elogie-a, forneça-lhe brinquedos educativos, incentive sua criatividade, coloque-a em contato com o mundo e permita que ela vença desafios do cotidiano.

Com essas atitudes, seu filho se tornará uma criança cada vez mais inteligente, segura e feliz.
Gostou de nossas dicas? Então, deixe-nos um comentário!

Comentários

comentários