Como estimular a criatividade das crianças?

Como estimular a criatividade das crianças?

A imaginação das crianças é uma coisa absolutamente incrível, não é mesmo? Mas por mais que nossos filhos tenham extrema facilidade em mostrar seu lado criativo quando pequenos, essa é uma característica que pode acabar se perdendo conforme a criança vai amadurecendo, sabia? E você deve concordar que essa definitivamente não é uma ótima notícia, certo? Mas não se preocupe, porque nem tudo está perdido!

Estimular a criatividade do filho por meio de brincadeiras e outras atividades traz inúmeros benefícios: melhora sua capacidade de aprendizado, de raciocínio e criação, aumenta seu traquejo social, ajuda na resolução de problemas e o deixa mais seguro e corajoso para enfrentar as mais variadas situações, pronto para superar os obstáculos que surgirem. Crianças que desenvolvem seu lado criativo tendem a se tornar adultos mais felizes e bem-sucedidos em todas as áreas da vida.

Pensando nisso, trouxemos no post de hoje dicas valiosas para você aprender como estimular a criatividade das crianças da melhor forma possível. Pronto para ajudar seu filho a soltar as asas da imaginação? Então continue a leitura!

Proponha brincadeiras exploratórias e criativas

A brincadeira é a principal forma de instigar a curiosidade, a motivação e o impulso exploratório das crianças. Por isso é que você provavelmente já deve ter escutado por aí que brincar é coisa séria, uma vez que tem papel determinante no desenvolvimento dos jovens. Experiências interessantes ativam o senso exploratório e impulsionam a imaginação. Confira abaixo algumas sugestões de brincadeiras que têm muito a contribuir para a criatividade do seu filho:

Brincadeiras ao ar livre

Ambientes ricos em estímulos, com muitos lugares a serem explorados e que possibilitem diferentes brincadeiras são extremamente eficientes para estimular a criatividade das crianças. Um entorno rico em estímulos tem, ainda, a capacidade de gerar novas conexões neuronais no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado. Que tal levar seu filho para a rua ou para o parque, deixando que suba em árvores, corra, invente jogos ao ar livre, tenha contato com a natureza e a explore?

Jogos de montar

Os clássicos joguinhos de montar que vêm sendo utilizados por tantas gerações continuam em alta, viu? E não é para menos! Eles desempenham o importantíssimo papel de fazer aflorar e estimular a criatividade das crianças, permitindo a construção e a desconstrução de novas formas e objetos, conforme a imaginação mandar.

Desenho e pintura

Por mais que os livros para colorir sejam um ótimo passatempo, se você deseja realmente dar um empurrãozinho na capacidade criativa do seu filho, deixe-o livre para desenhar e pintar o que quiser! Pegue folhas coloridas, cartolinas, canetinhas e lápis de cor e se sente com ele para desenharem juntos. Estimule-o com perguntas sobre o que ele está desenhando e por que, mas sem tentar controlar a brincadeira, ok?

Cozinha criativa

Para quem tem filhos um pouco maiores, convidá-los para fazer aquele bolo de cenoura ou uma torta salgada no final de semana pode ser um prato cheio para estimular a criatividade e a imaginação. Delegue tarefas para a criança, peça sugestões de substituição de um ou mais ingredientes ou criem juntos uma receita nova, de autoria de vocês! Além de inovarem no menu, vocês certamente passarão bons momentos juntos.

Dança e música

Afaste os móveis da sala, enrole o tapete, ponha uma música animada e chame seu filho para dançar! Permita que ele crie seus próprios passos e montem coreografias juntos. Cantem a plenos pulmões e inventem novas letras e melodias. A imaginação é o limite! Além de aprimorar sua consciência corporal, essa brincadeira é saudável e pra lá de divertida.

Jogo dos porquês

Seu filho está na fase dos porquês a toda hora? Saiba que essa pode ser uma ótima estratégia para estimular sua criatividade! Proponha o jogo dos porquês, pedindo que ele imagine respostas para seus próprios questionamentos. Por mais absurdas que sejam algumas ideias, essa simples brincadeira é capaz de estimular seu raciocínio e sua criatividade. Depois, vocês podem pesquisar juntos outras respostas para as mesmas perguntas!

Faça mais passeios e viagens

Explorar novos ambientes e conhecer novos lugares é essencial na hora de estimular a criatividade dos filhos. Ser exposto a situações, paisagens e pessoas diferentes proporciona os subsídios necessários para o estímulo e o desenvolvimento das ideias criativas. Conhecer coisas inéditas ativa o cérebro e ajuda seu filho e perceber como o mundo é heterogêneo.

Explore o maravilhoso mundo dos livros

Dedique pelo menos 20 minutinhos de seu dia para ler com seu filho, especialmente se ele ainda não é alfabetizado. Acredite: isso faz uma diferença enorme em seu aprendizado e em sua capacidade de raciocínio e interpretação. Os resultados positivos dessa simples ação serão colhidos pelo resto de sua vida!

Para estimular ainda mais a criatividade, escolha livros adequados à sua faixa etária, com ilustrações bonitas e chamativas. Um bom exercício para a imaginação é contar uma história até a metade e pedir que a criança invente o resto, da maneira que achar melhor. Isso renderá histórias incríveis e muitas gargalhadas, pode apostar!

Entenda o papel da escola nessa missão

Hoje em dia, a maioria dos pais trabalha fora e não tem tempo suficiente para estar com seus filhos tanto quanto gostariam, não é mesmo? Pois esse cenário aumenta ainda mais a importância das instituições de ensino na educação dos filhos. Sendo o local em que as crianças passam grande parte de seu dia e onde interagem com outras pessoas, a escola desempenha um papel crucial no processo de estímulo à criatividade e à imaginação.

É preciso levar esse aspecto em consideração na hora de buscar a melhor instituição de ensino para seus filhos. Assim, além da grade curricular, verifique se o ambiente e a infraestrutura são próprios para brincadeiras, cheque as opções de atividades extracurriculares (como esportes em grupo, aulas de música ou clubes de leitura) e, principalmente, avalie se o estímulo à criatividade é uma das prioridades da escola.

Aflorar essas qualidades é um dos maiores desafios dos pais para o desenvolvimento das crianças. Mas você não está sozinho nessa empreitada! Escolha uma escola alinhada com esses valores conte com ela para garantir que seu filho aprenda em um ambiente ideal, com muita criatividade e imaginação!

Viu só como aguçar a imaginação nas crianças não é difícil e pode, até mesmo, ser divertido? Agora que você já sabe como estimular a criatividade, veja nossas dicas de atividades que seus filhos podem fazer fora do horário escolar e de brincadeiras que você pode ensinar aos filhos em casa!

Comentários

comentários