Aprenda aqui como mandar bem nas provas de inglês e espanhol no ENEM!

Aprenda aqui como mandar bem nas provas de inglês e espanhol no ENEM!

São apenas cinco questões de um total de 45. E justamente por esse motivo gabaritar inglês e espanhol no ENEM pode se revelar um desafio e tanto. Muitos alunos não costumam dar a devida importância a essa parte da prova de Linguagens, o que faz com que acabem caindo nas famosas “pegadinhas”. O resultado? Um desempenho que deixa bastante a desejar.

Por outro lado, gabaritar as provas de língua estrangeira do ENEM pode alavancar a sua média geral no exame e contribuir de maneira significativa para o seu ingresso no ensino superior, pode acreditar!

Quer aprender como mandar bem nas provas de inglês e espanhol no ENEM? Então continue acompanhando a leitura e confira as dicas incríveis que separamos para você tirar as questões de idioma de letra! Vamos lá?

Afinal, como estudar para as provas de língua estrangeira do ENEM?

A escolha da língua estrangeira (inglês ou espanhol) é realizada no momento da inscrição. Independentemente de sua decisão, o número total de questões de idioma estrangeiro é o mesmo: cinco. Além disso, os enunciados das questões e as alternativas de respostas são redigidos em português ― o que já é uma boa vantagem, certo?

Seja qual tenha sido a sua escolha, listamos abaixo algumas dicas bastante úteis de estudo para as provas de língua estrangeira do ENEM. Fique ligado:

Leitura minuciosa e atenta

Apesar das famosas “pegadinhas”, que todos os anos dão um jeito de aparecer nas provas de língua estrangeira do exame, a verdade é que as cinco questões baseiam-se quase que exclusivamente em interpretação. Ou seja, é imprescindível que você entenda a ideia central dos textos apresentados.

E para ficar craque nesse quesito, não poupe esforços durante o ano e pratique a leitura de textos no idioma que você escolheu ― sites de notícias, artigos, poesias e charges são ótimas fontes de estudo. Consuma o máximo de conteúdo que puder na língua estrangeira.

Atenção redobrada

Às vezes, por puro nervosismo, as pessoas acabam tendo dificuldades em captar as ideias centrais dos textos apresentados na prova e deixando passar batido informações relevantes, que estão “na cara”. A consequência? Uma questão correta a menos.

Fique ligado nos termos em negrito ou itálico e nas primeiras palavras de cada parágrafo. São excelentes indicativos de qual é a linha de raciocínio principal do texto.

Provas anteriores

Essa dica, na verdade, vale para qualquer matéria abordada no ENEM. Para pegar o jeito e estar mais acostumado com o tipo de abordagem do exame, poucas estratégias são mais eficientes do que realizar provas de anos anteriores. Além disso, esse tipo de treino amplia seus conhecimentos e o vocabulário no idioma selecionado.

Cuidado com as pegadinhas

Elas são famosas porque enganam milhares de estudantes que prestam o ENEM a cada ano. Especialmente na prova de espanhol, em função de sua grande semelhança gramatical com a língua portuguesa, cair em armadilhas é muito fácil se você não estiver atento.

Filmes e músicas

Você é fã de séries, cinema ou música? Então por que não usar seu hobby a favor na hora de estudar para a prova de língua estrangeira?

Assista a filmes em espanhol ou inglês sem legenda e estude as letras de suas bandas preferidas. Poucas maneiras de aprender idiomas são capazes de ampliar tão significativamente o vocabulário quanto essa.

Mande bem na prova de espanhol

Ao contrário do que muita gente pensa, não é pelo fato de ter muitas semelhanças com o português que o espanhol chega a ser um idioma mais fácil de aprender do que o inglês. É exatamente nesse tipo de raciocínio que mora o perigo!

Confira abaixo como não ser pego de surpresa na prova de espanhol:

Uso correto de “lo” e “el”

Como o artigo definido feminino em espanhol é “la”, não é raro que muita gente pense que o seu equivalente masculino seja “lo”. Entretanto, isso não é correto.

“Lo” é um artigo neutro, sem equivalente na língua portuguesa. Ele é utilizado para substantivar advérbios ou adjetivos. O artigo definido masculino em espanhol é “el”.

Heterossemânticos

São as palavras que mais geram confusão e erros durante a prova de espanhol. Atenção: nem tudo é o que parece!

“Oficina”, “pelado” e “vaso” parecem palavras com significado óbvio, não é mesmo? Mas saiba que em espanhol elas querem dizer “escritório”, “careca” e “copo”, respectivamente. Fique atento nos heterossemânticos e não seja pego de surpresa!

Tempos verbais

É imprescindível conhecer o básico sobre as conjugações verbais do espanhol para se sair bem na prova. Como grande parte das questões é de interpretação de texto, saber se ele está escrito no passado, presente ou futuro pode fazer muita diferença na resposta final.

Mande bem na prova de inglês

A prova de inglês do ENEM baseia-se em compreensão de textos por meio de trechos de músicas, charges, notícias e poemas escritos nesse idioma. Tendo isso em vista, separamos algumas sugestões muito valiosas para você arrasar. Confira!

Falsos cognatos

Carinhosamente chamados de “falsos amigos”, os falsos cognatos são como os heterossemânticos do espanhol: tudo indica que significam uma coisa, mas na realidade querem dizer outra completamente diferente. E, claro, por essa característica, os falsos cognatos costumam estar presentes quase todos os anos nas provas do ENEM.

A palavra “realize” (que quer dizer “perceber”, e não “realizar”) e “policy” (que significa “política” e não “polícia”) são alguns exemplos de falsos cognatos na língua inglesa. Fique de olho neles, ok?

Tipo de texto

Entender bem o tipo de texto utilizado nas questões é de extrema importância, visto que cada estilo de escrita pede uma interpretação distinta.

Trata-se de uma charge? Então você já deve saber de antemão que, geralmente, ela traz um texto de humor crítico. Fique atento também às expressões faciais e aos movimentos dos personagens retratados na historinha. Eles lhe darão uma excelente indicação sobre a ideia central da charge.

Se a questão trouxer uma notícia, é necessário ficar atento ao título e subtítulo, que trazem o conteúdo central do texto explicitamente. Caso apareça um trecho de música, deve-se levar em consideração quem a compôs, período histórico e a qual estilo musical pertence, para poder entendê-la completamente.

Sites de notícias em inglês

BBC, Time, New York Times e outros veículos de comunicação em língua inglesa podem ajudar você a gabaritar a prova. Isso porque muitas das questões abordam temas da atualidade, trazendo, inclusive, trechos de notícias retirados desses portais.

Assim, acompanhe de perto esses sites, siga suas páginas nas redes sociais e leia, no mínimo, uma notícia em inglês por dia. Acredite, você não vai se arrepender disso.

E então? Curtiu as nossas dicas infalíveis? Se você ficou interessado nesse assunto e quer se aprofundar, não deixe de acompanhar este outro post que aponta maneiras de potencializar a aprendizagem da língua inglesa de maneira lúdica e motivadora!

Comentários

comentários