9 aplicativos que ajudam na alfabetização infantil

Há mais tempo, a alfabetização se resumia a colorir letras em uma folha de papel e repetir tanto o alfabeto como os números em cadernos de caligrafia. Mas os tempos mudaram, assim como as necessidades das crianças. E enquanto uns acreditam que os smartphones e tablets chegaram simplesmente para servir de distração, outros tantos os entendem como importantes aliados na alfabetização infantil. E o melhor de tudo é que muitos dos aplicativos que podem ser instalados nesses equipamentos são gratuitos ou de baixo custo, sabia? Então não vamos mais perder tempo! Conheça agora mesmo essa nova ajuda no processo de alfabetização!

Combinação ideal para a alfabetização infantil

Com uma capacidade tecnológica que possibilita a mescla de recursos auditivos e visuais, os dispositivos móveis são ótimos suportes para as crianças desde o início de sua caminhada educacional. A importância desses equipamentos na alfabetização infantil se dá principalmente por seu poder de promover o estímulo em crianças de todas as idades. Afinal, são ao mesmo tempo jogo, lousa, caderno e biblioteca! Já pensou que, com recursos tecnológicos que dão vida às historinhas (com sons, imagens em movimento e ações interativas), os livros para tablet se tornam automaticamente muito mais interessantes?

Sugestões de aplicativos para seus filhos

Escolhemos alguns dos melhores aplicativos para a alfabetização infantil e vamos explicar direitinho os motivos para você apresentá-los a seus filhos. Veja só:

ABC do Bita

O ABC do Bita é um abecedário interativo que, com seus joguinhos, estimula o raciocínio lógico das crianças e trabalha a coordenação motora. A proposta do aplicativo é um novo jogo a cada letra. Com visual bem colorido e lúdico, a criança aprenderá com o macaco que balança, com milhos que viram pipoca e com o helicóptero que voa, tudo com uma trilha sonora cativante e locução profissional em português. Ele está disponível tanto para Android como para iOS.

Animal Sound Box

Aplicativo ótimo para entretenimento dos pequenos, o Animal Sound Box reproduz o som de diversos animais com perfeição. Além de mostrar uma simpática ilustração do respectivo bicho, quando a criança toca no desenho surge a foto real do animal. Vale a pena conferir, pois as crianças menores adoram! Está disponível na loja de aplicativos do Windows.

Cocoricó

Famosa na TV Cultura, a Turma do Cocoricó traz muita diversão para os pequenos com um joguinho de pega-pega que é excelente para desenvolver a coordenação motora. Ambientado em uma fazenda, de forma bem lúdica e simples, o jogo traz os personagens abordando situações do mundo real, ao mesmo tempo introduzindo conceitos de convivência e noções de matérias escolares. Essa turminha está disponível tanto para Android como para iOS.

Colorama

Simulando um livro de desenhos para colorir, o Colorama promete entretenimento de sobra para as crianças! São centenas de figuras para pintar apenas com o toque, trabalhando a coordenação motora. Por meio do aplicativo, você ainda pode compartilhar as obras de arte de seus filhos no Facebook e até imprimir os desenhos para os pequenos guardarem e mostrarem aos amiguinhos. Está disponível para o sistema iOS.

Galinha Pintadinha Paint Book

Um verdadeiro livro de colorir de um dos personagens mais queridos do público infantil. Mas o app vai muito além de apenas colorir, viu? Com ele, seu filho aprenderá sobre letras e números enquanto escutas sons. Com interface intuitiva, as crianças poderão colorir as letras e os números com diferentes ferramentas, podendo inclusive alterar cores. Aumentam assim sua habilidade motora e sua percepção do alfabeto. Está disponível para Android.

Matrix Game

Com opções segmentadas para idades a partir de 4 anos, o Matrix Game é um jogo que estimula as habilidades de percepção visual, atenção, concentração e orientação espacial. A proposta da empresa é fazer as crianças brincarem, explorando, experimentando e aprendendo, com desafios coerentes à sua faixa etária. Disponível para iOS.

PalmaKids

Criado pelo Programa de Alfabetização na Língua Materna, o Palmakids é recomendado para crianças em processo de alfabetização infantil tanto na língua portuguesa como na língua inglesa, ajudando na educação bilíngue. Ao desenvolver as memórias auditiva e visual, o joguinho lúdico e autoexplicativo propõe que as crianças conquistem a Galáxia do Alfabeto e deixem os planetas felizes ao salvar cada uma das letras. Você encontra o app tanto para Android como para iOS.

Pampers Premium Care

Focado nos mais pequeninos, o Pampers Premium Care é um aplicativo para estimular os bebês a exercitarem seus sentidos na fase da descoberta das cores, dos movimentos e das palavras. Contando com 6 áreas de atividades diversas e cores bem vivas, o app realmente prende a atenção das crianças menores. Está disponível tanto para Android como para iOS.

Jogo das Palavras

Com um funcionamento extremamente didático, o Jogo das Palavras é apresentado como a forma mais divertida de aprender a ler e a escrever. No joguinho, mostra-se uma imagem, disponibilizando as letras que formam a palavra correspondente. Com isso, a criança é estimulada a organizar as letras da forma correta. No momento, o app está disponível apenas para iOS.

Alertas importantes para os pais

Não custa nada ressaltar a importância de os pais darem uma verificada prévia no conteúdo dos aplicativos que escolherem para seus filhos, sob o risco de haver alguma função de compra on-line embutida, que poderá fazer a fatura do cartão de crédito engordar com os simples toques dos pequenos. Nesses casos, é melhor escolher outra opção ou configurar seu equipamento para solicitar senha de confirmação para novas compras, ok? Além disso, por mais que seja um estímulo ao aprendizado, o ideal é estipular um horário para as crianças navegarem pelos apps, a fim de que não exagerem na dose!

Como você conseguiu observar, o uso desses equipamentos e aplicativos são fortes aliados na educação de seus filhos, desde a pré-escola até a faculdade. Nos pequenos, estimula a coordenação motora, o reconhecimento de letras, números e até de animais. Definitivamente, tendo o devido cuidado, esses aplicativos são ótimos suportes à alfabetização infantil!

E então, concorda que parece uma ótima ideia? Mas se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, pode conferir nosso post que fala como a tecnologia pode ser aliada dos estudos!

 

Comentários

comentários