8 temas de redação para o ENEM que podem aparecer na prova

8 temas de redação para o ENEM que podem aparecer na prova

Capaz de deixar até o mais estudioso e esforçado dos candidatos nervoso, a redação do ENEM sempre gera preocupação. Afinal, tirar uma nota baixa nesse quesito pode resultar na perda da vaga para qualquer universidade do país, independentemente do desempenho no restante da prova. É isso mesmo: a redação do ENEM possui caráter eliminatório.

Assim, além do cuidado com a gramática, a ortografia e a construção de um raciocínio lógico e coerente ao longo do texto, é imprescindível que os alunos possuam conhecimento e opiniões formadas sobre o assunto abordado. Por isso, é extremamente importante estar ligado ao que acontece no mundo, pois é exatamente desse contexto que são retirados os temas de redação para o ENEM.

No post de hoje, listamos 8 temas de redação para o ENEM que são fortes candidatos a caírem na prova deste ano. Quer ajudar seu filho na preparação para o exame? Então continue a leitura e fique por dentro de quais assuntos devem ser aprofundados para que ele faça uma redação nota 10!

Legado dos jogos olímpicos

Com o Brasil sediando pela primeira vez um evento do porte das Olimpíadas, é bastante provável que os jogos sejam abordados na redação deste ano. E como a prova do ENEM ocorrerá após o término dos jogos, o enfoque poderá ser justamente no legado deixado pelo evento.

Esse é um tema que vem sendo amplamente discutido na sociedade desde a escolha do Brasil como sede, com grupos contra e a favor da realização do evento por aqui. Saber os argumentos de cada um desses grupos e traçar um paralelo com o legado deixado pelas Olimpíadas em outros países é uma excelente linha argumentativa. Que tal começar a conversar com seu filho sobre isso?

Liberdade de expressão

Pela lei, todos os cidadãos do país têm o direito à liberdade de expressão, certo? Mas quando é que essa liberdade termina e começa a ofensa, a humilhação e a injúria a outras pessoas?

Por ser um tema extremamente delicado e levando em conta alguns acontecimentos recentes — como o atentado à revista francesa Charlie Hebdo em função de suas publicações consideradas ofensivas pelo povo muçulmano — esse assunto pode sim aparecer na redação do ENEM de 2016.

Redução da maioridade penal

Assunto recorrente em debates políticos e entre a população em geral, o projeto de lei que tramita no congresso e prevê a redução da maioridade penal no Brasil também é um forte candidato a surgir como tema de redação no próximo ENEM. Aqui, o importante é problematizar o assunto com maturidade, independentemente de qual for a opinião do seu filho, seja a favor ou contra a redução.

Só vale destacar um detalhe em relação não só a esse, mas a todos os demais temas: é proibido escrever qualquer argumento que fira de alguma forma os direitos humanos na redação do ENEM. É essencial que os alunos fiquem atentos a essa questão para não serem desclassificados.

Mobilidade urbana

Com as metrópoles e grandes cidades do Brasil cada dia mais abarrotadas de carros, os engarrafamentos se tornaram comuns no dia a dia das pessoas. Nesse tema, além de abordar a influência na mobilidade urbana, seu filho também pode levar em conta que o excesso de carros polui o ar, afetando diretamente a qualidade de vida da população.

E é dentro desse contexto que a mobilidade urbana tem mais chances de aparecer na redação do ENEM deste ano. O importante é dissertar sobre o assunto abordando os problemas e transtornos causados pela falta de planejamento e, principalmente, apresentar sugestões de melhorias — como o maior investimento na qualidade dos transportes públicos ou na construção de ciclovias, incentivando o uso de meios de transporte alternativos e não poluentes, como as bicicletas.

Causas e efeitos da crise

O ano de 2016 tem sido bem turbulento, especialmente quando o assunto é o cenário político e econômico do Brasil, não é mesmo? Alta da inflação e do desemprego, diminuição do poder de compra dos brasileiros, escândalos de corrupção com delações e investigações assustadoras: são muitas as novidades nada positivas deste ano. E olha que a lista não acaba por aqui!

Se esse for o tema da redação do próximo ENEM, é importante abordar as possíveis causas desse cenário turbulento e apresentar uma opinião coerente e bem argumentada sobre o assunto. Mas atenção: atacar ou ofender diretamente um partido ou uma pessoa é totalmente contraproducente, podendo fazer a nota da redação do seu filho cair significativamente. Ressalte com ele, portanto, a importância de o assunto ser tratado de maneira imparcial, madura e com argumentos qualificados.

Homofobia

Acredite você ou não, o Brasil ainda é um país com altíssimo nível de homofobia. Todos os anos, milhares de pessoas são agredidas, humilhadas e até mesmo mortas única e exclusivamente por sua orientação sexual.

Como igualdade de tratamento e direitos (como a união civil e a adoção de crianças) são assuntos que vêm sendo cada dia mais debatidos, a homofobia pode sem surgir como tema para a redação do ENEM. Aqui, novamente, é importante ressaltar que os argumentos não devem ferir os direitos humanos, ok?

Limites da internet

A era da hiperconectividade chegou e trouxe consigo uma capacidade enorme de troca de informações e opiniões. E se essa realidade é excelente por um lado, também possui algumas consequências graves. Muitas pessoas se aproveitam do falso anonimato da internet para destilar ódio, racismo, xenofobia e ofensas totalmente gratuitas.

A questão é: mesmo quando disfarçado de humor, até onde se pode ir nesse tipo de comentário pessoal na internet? Como isso deve ser fiscalizado e punido? Essas são algumas das questões que seu filho pode ter que responder caso esse seja o tema da redação do ENEM este ano.

Conceito de família

O projeto de lei 6.583, de 2013, prevê a criação do Estatuto da Família. Nele, o conceito de família é descrito como a união de um homem e uma mulher, o que gerou uma onda de protestos por partes de diversos setores da sociedade, que desejam que o conceito seja ampliado, argumentando que família é muito mais que isso.

Nesse sentido, mães ou pais solteiros, pessoas criadas por avós ou tios e casais homossexuais são ou não são uma família também? Sendo esse o assunto da redação, seu filho provavelmente deverá responder a essa questão com o devido embasamento.

Apesar de os 8 temas de redação para o ENEM citados neste post terem grandes chances de aparecer na próxima prova, é importante que o candidato fique atento ao que mais está ocorrendo no Brasil e no mundo, mantendo-se sempre atualizado. Afinal, é impossível adivinhar com certeza qual será o assunto abordado. Por isso, estar por dentro dos acontecimentos recentes e ter uma opinião formada sobre cada um deles já é meio caminho andado para fazer uma boa redação!

E então, gostou do nosso post de hoje? Pois que tal aproveitar para ficar sabendo de 4 dicas para seu filho se dar bem na redação do ENEM?

 

Comentários

comentários