8 filmes infantis que incentivam o estudo e estimulam a criatividade

8 filmes infantis que incentivam o estudo e estimulam a criatividade

Repleto de cores, cenários e personagens tão inusitados quanto fantásticos; assim é o universo pelas lentes das séries, livros, desenhos e filmes infantis. Se engana, no entanto, quem pensa que esses produtos têm o potencial de apenas entreter a criançada.

Muitas dessas histórias são escritas e dramatizadas para despertar no público juvenil traços como empatia, criatividade, consciência ambiental e aceitação e respeito pelo que é diferente. Elas estimulam a imaginação dos pequenos, semeiam ideias, e aguçam a curiosidade sobre polêmicas da atualidade por meio de uma linguagem acessível e divertida.

É por isso que listamos aqui 8 filmes para incluir na rotina de seus filhos. Reserve algumas horas, prepare um lanchinho gostoso, pule no sofá e mergulhe nessa aventura com eles!

1. Nausicaä do Vale do Vento

Nausicaä do Vale do Vento é uma animação do diretor japonês Hayao Miyazaki, coordenador do Studio Ghibli e responsável por outras obras-primas como A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke e Meu Vizinho Totoro. O filme narra uma série de eventos que ocorrem após o ecossistema da Terra ter sido destruído pela ganância do homem.

A personagem principal é uma das sobreviventes de tragédia e investiga uma misteriosa vegetação, conhecida como Mar de Corrupção, que se prolifera pela superfície do globo, mas que é tóxica para seres humanos, apesar de conter muitas formas de vida em seu interior.

Como aborda essa relação de co-dependência entre a humanidade e o espaço em que habita, é uma ótima ferramenta para despertar a percepção infanto-juvenil para meio ambiente. 

2. Wall-E

Wall-E é um clássico que, desde seu lançamento, encanta adultos e crianças. O longa-metragem é uma animação da Pixar que, assim como Nausicaä, ilustra um futuro distópico e aborda questões como a destruição da flora e da fauna terrestre e a dependência da humanidade em relação à tecnologia.

A história é mostrada a partir do ponto de vista de dois robôs, já que a população de humanos restante vive em uma estação espacial. Wall-E é o carismático robozinho responsável por organizar o lixo que cobre o planeta, enquanto Eva tem a missão de localizar uma forma de vida orgânica em meio a pilhas e pilhas de entulho.  

Com um final profundamente tocante e uma mensagem poderosa, o filme é obrigatório no repertório de projetos familiares.   

3. As Aventuras do Avião Vermelho

As aventuras do avião vermelho é uma criativa produção brasileira que conta com a direção de Frederico Pinto e José Maia, sendo baseada no livro de mesmo nome de Érico Veríssimo. O enredo retrata a vida problemática do solitário Fernandinho após a morte de sua mãe.

O garoto embarca em uma aventura muito rica e imaginativa após ganhar do pai um livro que tem como personagem central o Capitão Tormenta. Com seu avião vermelho, Fernandinho visita lugares como a Lua, Rússia, China e Índia, passando até pelo fundo do mar, e vai descobrindo, ao longo da jornada, a importância da leitura e de se conectar com outras pessoas.

4. O Mundo dos Pequeninos

Adaptado da obra de  Mary Norton, The Borrowers,  a animação japonesa (também do Studio Ghibli) retrata uma família de pequenos seres, que, exceto por sua altura diminuta, muito se parecem com os humanos. A protagonista, Arietty, luta com insetos, usa um grampo de roupas para prender o cabelo e, eventualmente, estabelece uma amizade com Sho, um garoto humano e doente que descobre sua existência por acidente.

Trata-se de um enredo que aborda sensivelmente nossa capacidade de aceitar e conviver com o diferente.

5. O Grilo Feliz

O Grilo Feliz é uma animação brasileira dirigida por Walbercy Ribas e ambientada na Floresta Amazônica, apresentando um sábio e talentoso grilo como protagonista. O Grilo é músico e compõe melodias para a estrela mais brilhante do céu, a Estrela Linda.

Com a chegada de Maledeto, um terrível lagarto que sequestra a companheira de Grilo e oprime o povo da floresta, o herói precisa encontrar uma maneira de resgatar sua amada. Trata-se de uma fábula com um enredo simples de acompanhar e bastante sensível!

6. O Menino e o Mundo

A animação O menino e o Mundo, escrita e dirigida por Alê Abreu e feita em 2D, ganhou diversos prêmios e reconhecimento internacional por sua forma criativa de narrar a história de um menino em busca de seu pai. Tudo no filme é magnífico: as cores, os traços, a música e a própria percepção inocente que o menino tem do mundo ao longo de sua jornada.

A mensagem que o filme carrega consigo é impactante, sendo ao mesmo tempo uma reflexão sobre a vida globalizada e contemporânea, e uma homenagem à esperança de um mundo melhor. 

7. Uma Aventura Lego

Uma Aventura Lego, primeiro longa-metragem da marca de brinquedos, narra a história de um boneco comum nas caixa de Lego que, de repente, recebe a missão de salvar o universo em que vive. Tudo começa quando ele descobre uma profecia que o eleva à categoria de herói.

Emmet possui dois companheiros, Megaestilo e Vitruvius, mas é também ajudado por famosos personagens como Harry Hotter, Lanterna Verde e Mulher-Maravilha. É uma animação divertida, especialmente para crianças que gostam de montar suas próprias histórias com o brinquedo.

8. Ratatouille

Outra produção da Pixar, Ratatouille recebeu muitos prêmios e nomeações, inclusive um Óscar de melhor animação em 2007. O longa acompanha a trajetória de Remy, um ratinho com habilidades culinárias extraordinárias, até se tornar um grande chef. Ao longo do caminho, ele estabelece uma parceria com Linguini, um desastrado ajudante de cozinha. 

A lógica do filme (um rato cozinhando) desafia o senso comum e entrega a bela e poderosa noção de que as origens de alguém, por mais humildes que sejam, não o impendem de alcançar a excelência, o sucesso e a genialidade.

A mágica dos filmes infantis

Ao contrário do que muitos supõem, a mágica de um filme infantil não depende de seus recursos tecnológicos, e nem do alcance de seu estúdio produtor, mas sim da criatividade com que a história é narrada e da mensagem que ela transmite.

As animações listadas aqui vão muito além de suas propostas técnicas e estilísticas: elas são verdadeiros convites à reflexão a respeito do ser humano e de sua relação com outras espécies e com o Planeta. 

Gostou de nossas indicações? Então confira agora mais 10 filmes educativos para assistir com seu filho!

Comentários

comentários