7 vantagens do uso de tecnologia na sala de aula

7 vantagens do uso de tecnologia na sala de aula

Muitos pais, acostumados com o modelo educacional de suas épocas, ainda desconhecem as vantagens do uso da tecnologia na sala de aula. Os mais conservadores imaginam, inclusive, que os apetrechos tecnológicos contribuem para a dispersão dos alunos.

No entanto, é preciso atualizar nosso entendimento sobre o uso dos facilitadores do aprendizado que fazem uso da tecnologia. Afinal, como você observará a seguir, existem diversas vantagens no uso dessas alternativas em sala de aula.

Vamos conferir quais são esses benefícios e como as escolas podem deixar as aulas mais interessantes e o ensino mais eficaz?

Soluções tecnológicas para a educação

Atualmente, existem inúmeras soluções tecnológicas que podem ser utilizadas como facilitadoras do conhecimento para crianças e verdadeiras aliadas dos estudos em sala de aula. Algumas são acessíveis econômicamente, outras são mais fáceis de manipular e todas elas podem trazer benefícios para o aprendizado. As mais comuns são:

Dispositivos de uso individual

Aproximadamente duas décadas atrás, poucos imaginavam que escolas de ensino fundamental ou médio poderiam ser equipadas com computadores para auxiliar no aprendizado dos alunos. Acontece que essa já é uma realidade, seja com equipamentos de mesa, laptop ou tablet.

Todos esses aparatos tecnológicos podem trazer diversos benefícios para a educação de crianças e jovens. Quando usados nas salas de aula ou até mesmo disponibilizados  nos laboratórios de informática.

Equipamentos de realidade virtual

Alguns conteúdos são difíceis de ilustrar dentro de salas de aula. Para facilitar a aprendizagem, frequentemente são usados filmes e vídeos educativos. A junção de átomos ou uma reação química por exemplo, ficam muito mais interessantes quando o aluno tem a capacidade de interagir com eles.

A imersão possibilitada pelos equipamentos de realidade virtual leva quem está aprendendo para dentro do conhecimento. Com mais sentidos envolvidos, o aprendizado fica mais concreto e envolvente.

Sistemas integrados com mobile

Podemos tranquilamente afirmar que a maioria dos estudantes — se não todos — têm um smartphone ao alcance das mãos. Apesar de costumarem usar esses aparelhos para se comunicar com amigos e familiares, ouvir música na internet e acessar as redes sociais, há também, outras possibilidades.

Uma instituição antenada no presente e focada no futuro facilmente percebe a oportunidade dos aplicativos. A escola que tem um app pode disponibilizar, de forma simples, conteúdos para auxiliar o estudo de seus alunos fora do espaço físico. Arquivos, vídeos e fóruns de discussões de turmas são possibilidades que extrapolam a simples consulta de notas.

Vantagens de utilizar a tecnologia na sala de aula

As ferramentas que a educação dispõe no momento atual permitem uma variedade de formas de usar a tecnologia no ambiente escolar. Isso dependerá da capacidade de investimento e da criatividade dos educadores.

Independentemente da forma com que essas soluções são utilizadas, as vantagens percebidas costumam ser as mesmas. Confira 7 delas:

1. Melhora a interpretação das informações

As crianças de hoje em dia estão muito mais ativas! Isso se deve, também, pela quantidade de informação com que são bombardeadas diariamente. Ás vezes temos a impressão que os bebês já nascem sabendo utilizar as tecnologias.

Usar a tecnologia na sala de aula, a favor da aprendizagem aguça a percepção das crianças. Com um equipamento de realidade virtual, por exemplo, o encanto por determinada matéria pode ser amplificado e o aprendizado mais facilmente consolidado.

2. Possibilita a discussão dos temas das aulas

O uso de smartphone com acesso à internet na escola pode ser utilizado a favor da educação. A criação de fóruns para debate dos temas tratados em sala de aula estimula, a troca de informações, permite a interação entre os envolvidos e fornece o aprendizado.

Os estudantes que têm a possibilidade de ensinar alunos mais novos acabam por reforçar ainda mais o seu próprio conhecimento com a troca de informações. Os equipamentos com acesso à rede mundial de computadores propiciam um debate mais rico, pois as informações compartilhadas pelos professores são facilmente validadas pelos alunos.

3. Deixa a aula mais dinâmica e atraente

Por muitas vezes estarem acostumadas à utilização de aparatos tecnológicos desde a mais tenra idade, as crianças não se sentem tão estimuladas com aulas exclusivamente expositivas.

Quando estão diante a dispositivos tecnológicos, é como se uma mágica acontecesse e a atenção de todos eles costuma se voltar para o aprendizado. O foco no que realmente importa é uma vantagem considerável do uso da tecnologia na sala de aula.

4. Facilita a organização das informações

Quando um aluno conta com ferramentas tecnológicas como um computador ou tablet, fica mais fácil localizar suas anotações para os estudos.

O caderno pode ser destinado à prática da escrita, que é essencial e necessária. Usufruir dos benefícios — como ferramentas de buscas e compartilhamento de anotações — que o avanço tecnológico nos possibilita na educação, reforçando o aprendizado e otimizando os estudos se faz indispensável.

5. Estimula o autodidatismo

A internet é surpreendente. Talvez, você já tenha buscado algum vídeo do tipo DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) para aprender a fazer uma receita ou arrumar alguma coisa em casa. Da mesma forma, a web pode ser utilizada para o aprendizado das crianças.

As escolas podem utilizar a internet como uma fonte rica de informação constante na potencialização do ensino. Um exemplo disso é a apresentação de canais de vídeo ou perfis de personalidades do ensino, além de estimular a busca constante por informações.

6. Reduz a evasão escolar

Quando a instituição de ensino oferece salas de aulas atrativas e conteúdos envolventes, respaldada em professores com qualidade reconhecida e uma estrutura adequada, fica fácil de imaginar porque a evasão escolar é reduzida.

Desenvolvendo o gosto pelo aprendizado nos alunos, certamente eles não terão preguiça para ir à escola ou se preparar para os trabalhos e provas, o que é grande vantagem ao usar a tecnologia em sala de aula.

7. Inclui os diferentes tipos de alunos

A tecnologia é um fator com enorme capacidade de abrangência. É possível utilizá-la, por exemplo, na inclusão de alunos com necessidades especiais. As telas de computadores ou tablet são facilmente adaptadas para as crianças com alguma acuidade visual e os equipamentos chamados de periféricos, como o mouse, podem ter design especial para facilitar a educação de crianças com limitações motoras.

O uso da tecnologia na sala de aula é vantajoso para o aprendizado dos alunos e deve ser uma das características avaliadas para escolher a melhor escola para o seu filho. Afinal, ao mesmo tempo que permite uma gama maior de formas de aprender, estimula as pessoas e auxilia na consolidação do aprendizado.

Imaginava tudo isso? Então, compartilhe esse conhecimento em suas redes sociais, para que suas amigas e outros pais também fiquem bem informados!