11 dicas para inserir seu filho no mundo da leitura

11 dicas para inserir seu filho no mundo da leitura

A leitura é uma forma de ajudar seu filho descobrir novos caminhos, novas linguagens, novas culturas. É um universo aberto para incontáveis possibilidades. O mundo da leitura transforma qualquer ser humano, independentemente da idade. Os pais, por sua vez, têm a possibilidade de facilitar e incentivar seus filhos nesse universo de descobertas. Quem lê é mais sadio e mais feliz. Saiba como você pode inserir seu filho no mundo da leitura, deixando sua vida mais colorida!

Disponibilize histórias em quadrinhos

Para as crianças que estão começando a aprender a ler, as histórias em quadrinhos se tornam uma forma interessante de, com poucas palavras, iniciar esse processo de hábito da leitura. Com uma linguagem simples, que cabe no entendimento da criança, os gibis são de grande valia para ajudar seu filho criar o costume de ler com diversão.

Dê livrinhos de presente

Essa técnica é uma das mais infalíveis. Como a criança poderá criar o hábito da leitura se não ganhar livros? Ao invés daquele brinquedo da moda, dê livros coloridos e divertidos. Hoje em dia, há grandes autores da linha infantil e infantojuvenil. Para as crianças na faixa pré-escolar, os livrinhos de banho com figuras e palavras ou frases curtas são uma ótima pedida. Para crianças até 3 anos, é importante a introdução dos presentes com livros com gravuras, fotos, figuras coloridas que chamem atenção. De 3 a 6 anos, os livros já podem ter histórias curtas, de fácil leitura. Para as crianças a partir dos 6 anos, os livros devem seguir os gostos das crianças, com seu conteúdo sendo gradativamente estendido. 

Leia junto com as crianças

Para muitos pais, a falta de tempo é um grande problema. Mas quando se trata de leitura, esse tempinho deve ser garantido. Seja na hora de ir para cama ou logo depois do almoço, lendo uma história pequena que possa acabar de uma vez ou uma história com vários capítulos, dividida por algumas noites. O importante aqui é passar algum tempo com as crianças, incentivando a entrada ao mundo da leitura.

Coloque os personagens em ação

Quando lemos uma história, o personagem principal tem sua personalidade inserida tomando certas atitudes. E que tal se você invertesse os papéis? Coloque seu filho como o personagem principal e pergunte o que ele faria em certas situações. Comece com a situação mais difícil que apareceu no livro, depois soltando a imaginação a fim de fazer com que a criança pense em outras soluções que poderiam ter sido tomadas.

Aposte na diversão do teatro

Fazer um teatrinho simples sobre um determinado livro pode ser uma forma super bacana de seu filho sentir prazer com o mundo da leitura. Chame os amiguinhos dele e montem uma pequena peça de teatro. Isso incentivará não só seu pimpolho como também as outras crianças envolvidas na brincadeira.

Nunca tenha a leitura como obrigação

As crianças já são curiosas e criativas por natureza. Por isso, com apenas um empurrãozinho, o mundo da leitura se transformará em um imenso prazer. Use o bom senso para que a leitura não se torne uma tarefa maçante e obrigatória. Nos dias em que o sono chegar antes ou em que as crianças estiverem mais agitadas, abra espaço para outras possibilidades. Saber prender a atenção da criança e conhecer a hora certa para a leitura são práticas imprescindíveis. 

Deixe a leitura sempre à mão

Seus filhos, muitas vezes, querem ter acessos aos livros enquanto você trabalha ou tem algum outro compromisso. Por isso, os livros têm que ficar a seu alcance sempre. Aproveite a oportunidade para ensiná-los a cuidar bem dos livros que podem ficar disponíveis seja em uma caixa ou em uma prateleira ao alcance das crianças. Pense bem: livros devem ser lidos e não guardados apenas como enfeites! Criar um espaço para a leitura com uma decoração que chame a atenção da criança pode facilitar a adesão dos pequeninos na prática da leitura. 

Apresente as livrarias e os cinemas

O hábito da leitura também é estimulado com idas a livrarias e bibliotecas. Deixar seu filho em um local que tem apenas livros de várias cores e contendo várias histórias fará com que ele aprenda a escolher e se interessar por ganhar esse tipo de presente. Além disso, os livros ficarão associados a momentos divertidos em família, o que lhe dará uma imensa satisfação ao ler.

Ir assistir a filmes baseados em livros também é sempre uma boa opção de encorajar seu filho rumo às novas histórias. Toda vez que levar seu filho ao cinema, passe em uma livraria e compre o livro em que o filme se baseou e conte que, normalmente, os livros são bem mais detalhados que os filmes. Isso fará com que ele se torne fã da leitura.

Dê o exemplo

Fica mais difícil surgir um novo leitor se, no ambiente da casa, não há livros. O hábito da leitura começa com o incentivo dos pais ou dos irmãos mais velhos. Para ensinar seu filho a ter prazer e ingressar no mundo da leitura, você tem que estar rodeado de livros também. O exemplo continua sendo a melhor maneira de fixar alguma ideia na mente das crianças.

Respeite seu filho

Respeitando seus gostos e seu tempo, você incentiva a formação de um grande leitor no futuro. Se seu filho gosta de livros que não seguem seu padrão de preferência, respeite. Se ele leva mais tempo para entender ou até mesmo ler uma história, respeite. Afinal, não é porque você gostava de um certo gênero em sua infância que seu filho tem a obrigação de gostar também. O respeito ainda continua sendo a base de qualquer momento prazeroso.

Aprenda com as diferenças

Se seu filho ainda está relutante para iniciar esse hábito, não o force. Assim você, na verdade, só conseguirá distanciá-lo do mundo da leitura ao invés de o encorajar. Cada criança tem seu tempo de aceitação em relação às novidades. Sem contar que cada pimpolho possui uma personalidade diferente.

Nada mais prazeroso que passar um tempo se divertindo com seu filho, não é mesmo? E nada melhor que passar esse tempo ensinando com muita diversão! Por isso, não se esqueça de interagir com seu filho, mergulhando ambos de cabeça no mundo da leitura. Essa pode ser a melhor forma de convívio (e a maior prova de amor)!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe aqui um comentário e as compartilhe conosco!

Comentários

comentários