10 filmes inspiradores sobre o papel do educador na vida do aluno

10 filmes inspiradores sobre o papel do educador na vida do aluno

Não é mistério para ninguém: a relação entre professores e alunos e a dinâmica em sala de aula são elementos essenciais para o desenvolvimento dos jovens. Da educação primária às últimas etapas do ensino superior, o papel do educador é simplesmente primordial na formação acadêmica, pessoal e profissional dos estudantes.

Tal realidade é tão evidente que inúmeros cineastas e roteiristas já se deram conta do impacto dessa relação e de seu potencial para conquistar plateias ao redor do mundo. Sabia que há muitos filmes e documentários narrando histórias de superação, conquistas e até de conflitos nesse contexto? Confira a seguir 10 filmes que retratam essa inspiradora relação!

1. Sociedade dos poetas mortos

Originalmente chamado de Dead poets society, esse filme foi dirigido por Peter Weir e estreou em 1989. É considerado um verdadeiro clássico do gênero! A trama gira em torno do personagem de Robin Williams, John Keating, que leciona inglês em uma tradicional instituição de ensino só para garotos.

Por meio de sua postura irreverente e de sua filosofia de vida, Keating consegue propor aos jovens reflexões acerca de seu papel na sociedade, levando-os a adotar uma postura crítica até em relação à escola.

2. Mentes perigosas

Dangerous Minds é um filme de 1995 dirigido por John N. Smith. Apesar de já ter completado mais de 2 décadas de vida, sua temática continua incrivelmente atual. Michelle Pfeiffer é LouAnne Johnson, uma ex-oficial da marinha norte-americana que é contratada como professora em uma escola da periferia. Seus alunos possuem alguns pontos em comum: QIs altos, notas ruins e péssimo aproveitamento.

Ao longo do filme, uma conexão sem paralelos vai sendo construída aos pouquinhos, à medida em que professora e alunos trocam conhecimentos e enfrentam juntos a dura realidade local.

3. O sorriso de Mona Lisa

A trama do filme O sorriso de Mona Lisa, de 2003, possui uma lógica bastante parecida com a Sociedade dos poetas mortos. Em ambos, um professor está disposto a romper as barreiras impostas pela educação tradicional para mostrar aos estudantes a importância de correrem atrás de seu potencial, evitando uma postura conformista perante a vida.

Há, entretanto, um grande diferencial nesse caso: O sorriso de Mona Lisa retrata um colégio exclusivo para garotas, com o papel de mestre ficando por conta da renomada Julia Roberts, que dá vida a Katherine Ann Watson.

4. Escola de rock

Diferentemente dos exemplos anteriores, a trama de Escola de rock, de 2003, foca no dia a dia do ensino básico. Dewey Finn, personagem de Jack Black, é um músico sem banda e endividado que assume temporariamente uma turma da quarta série em uma escola privada.

Em pouquíssimo tempo, Finn detecta o talento musical de seus estudantes e resolve formar a banda que dá nome ao filme. No processo, as crianças vão adquirindo mais segurança em relação a seus interesses e a suas identidades.

5. Matilda

Matilda, personagem da atriz Mara Wilson, tem 6 anos e é extremamente inteligente. O problema é que toda essa inteligência passa completamente despercebida em casa, onde ela convive com pais mal-humorados e desleixados. Na escola, sua situação não é muito melhor: a diretora da instituição tem um péssimo comportamento e é cruel com os alunos.

Para lidar com seus problemas, Matilda começa a desenvolver poderes paranormais e é ajudada por uma professora muito afetuosa, Miss Honey, que se solidariza com a situação.

6. O milagre de Anne Sullivan

Dirigido por Arthur Penn, em 1962, e com título original The miracle worker, O milagre de Anne Sullivan narra a história de uma professora que tem o desafio de ensinar sua pupila, Hellen Keller, a se comunicar.

Seus esforços são tremendos, pois a garota, que é surda e cega, vai criando barreiras para se proteger das ameaças do mundo externo. Além disso, os próprios pais de Hellen não sabem muito bem como lidar com a situação, considerando até confiná-la em uma instituição. É um retrato comovente de como um tutor pode influenciar positivamente a vida de um jovem.

7. Ao mestre com carinho

To Sir with love, de 1967, é um longa-metragem de James Clavell que narra a história de um engenheiro, Mark Thackeray, personagem vivido por Sidney Poitier. Ao buscar um emprego em sua área, ele acaba lecionando para um grupo de estudantes londrinos completamente indisciplinados.

Nesse contexto, o grande desafio de Thackeray é ensinar esses jovens sobre tolerância e respeito ao próximo. É simplesmente emocionante!

8. Meu mestre, minha vida

Originalmente intitulado Lean on me, esse filme de 1989 traz Morgan Freeman no papel principal, como Principal Joe Clark, diretor da instituição de ensino Eastside High. A escola é visivelmente decadente e está imersa em violência e no tráfico de drogas.

O protagonista, que é ao mesmo tempo intenso, arrogante e pouco carismático, precisa empregar métodos nada ortodoxos para atingir seus objetivos. Sua intenção é aprimorar o local e garantir que os jovens tenham oportunidades para construir um futuro melhor.

9. Mr. Holland: adorável professor

De Stephen Herek, esse filme de 1995 traz Richard Dreyfuss no papel de Glenn Holland, músico que aceita um cargo de professor no intuito de ter tempo e dinheiro para compor uma sinfonia.

Ao longo dos anos, no entanto, o personagem vai descobrindo a alegria de poder compartilhar com seus estudantes sua paixão pela música e de viver sua vida como professor. Holland vai de música clássica ao rock para conseguir se conectar com os jovens e ensiná-los sobre música.

10. Pro dia nascer feliz

Pro dia nascer feliz é um documentário brasileiro de 2005 dirigido por João Jardim. O filme retrata com sensibilidade o cenário precário da educação brasileira em lugares como Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Com entrevistas de alunos, professores e outros profissionais pedagógicos, a realidade de diferentes instituições de ensino é traçada.

O documentário compara dados da década de 1960 com o início dos anos 2000, no intuito de mostrar que houve um movimento de universalização do ensino. Ainda assim, dá para ter uma ideia clara do tamanho do desafio que é educar a população jovem brasileira.

É importante que seu filho compreenda o papel do educador em sua vida e que tenha respeito por essa profissão pra lá de nobre. Afinal, a relação entre professor e aluno exerce um impacto permanente na vida dos estudantes, podendo influenciar como eles lidam e superam os desafios de seu cotidiano.

E então, já conhecia a maioria das nossas indicações? Algumas estão disponíveis no Netflix. Gostaria de sugerir mais algum título? Deixe seu comentário aqui e compartilhe sua opinião conosco!

 

Comentários

comentários