10 dicas para quem deseja participar de um concurso de redação

10 dicas para quem deseja participar de um concurso de redação

Você já ouviu falar em concurso de redação? Pois saiba que inscrever o seu filho nesse tipo de competição pode ser muito importante para estimular diferentes habilidades nele, como a autoconfiança, o desenvolvimento da escrita, a criatividade, a desenvoltura, entre tantas outras.

Além disso, como uma das formas de avaliar o desempenho do estudante no ENEM é por meio da redação, essa é mais uma maneira de incentivá-lo a aprimorar a produção de conteúdos de forma consciente, inteligente e embasada, já que terá bastante experiência.

Pensando em quem tem interesse nesse tipo de atividade ou precisa ajudar os filhos na preparação, produzimos este post com dicas incríveis para arrasar em um concurso de redação! Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto:

Como ir bem em um concurso de redação?

1. Leia bastante e diferentes tipos de conteúdo

Quem quer se tornar capaz de dissertar sobre diferentes tópicos precisa ler bastante e muitos tipos de conteúdos. Quanto mais conhecimento adquirir, será mais capaz de argumentar e desenvolver o que pretende falar de maneira coesa e objetiva.

O ideal é que o seu filho leia jornais, revistas, notícias na internet, artigos, livros e o que mais gostar — se duvidar, até bula de remédio ajuda. O importante é que ele se informe e esteja ciente sobre variados assuntos e temas que estão em alta.

Além disso, a leitura contribui para a melhora do vocabulário, para o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico — aspectos que também estão relacionados a uma boa redação.

2. Pratique com frequência

Assim como acontece com qualquer habilidade, para se tornar fera em redação, é imprescindível praticar bastante, ainda mais para quem pretende participar de um concurso. É indicado treinar tanto no computador como, também, escrever a mão, pois é a maneira cobrada em vestibulares e ENEM.

Garanta que o seu filho exercite a escrita várias vezes por semana, contemplando diferentes gêneros, temas e até idiomas, se já tiver o domínio.

3. Escreva sobre temas variados

Como já mencionamos, é preciso treinar a produção de texto sobre diferentes temas, de modo que o seu filho se sinta capaz e preparado para argumentar até em temas complexos. Quanto mais treinar, maior a chance de ter domínio sobre um tema que já praticou antes.

Uma forma de exercitar é pegar temas em jornais e revistas, por exemplo, e solicitar que o seu filho escreva sobre eles.

4. Faça uma leitura em voz alta

Quer saber uma forma de verificar se o texto está coerente e fazendo sentido para o leitor? É preciso lê-lo em voz alta, reproduzindo todas as pausas e avaliando se cada informação está clara para quem vai ter acesso ao conteúdo.

Ao perceber algum trecho truncado ou que foi necessário reiniciar a leitura, é necessário reescrever essa parte. Outra vantagem da leitura em voz alta é perceber se há repetições desnecessárias, se é preciso desenvolver melhor algum aspecto etc.

5. Desenvolva um escopo do texto

Todo texto, principalmente o cobrado em vestibular e concurso de redação, precisa ter um início, meio e fim. Para tanto, é necessário desenvolver um escopo, de modo a definir o que vai ser abordado ao longo da narrativa.

Essa estratégia vai se mostrar muito interessante, pois, assim, o seu filho pode estabelecer qual tópico vai abordar em cada parágrafo, será capaz de perceber se está sendo prolixo demais ou fugindo do tema.

O escopo é importante, também, pois ajuda a nortear a escrita, já que ele estará ciente do que deve falar durante a produção do conteúdo.

6. Seja objetivo

E sobre ser prolixo demais que mencionamos no último tópico? É um grande inimigo de quem pretende participar de concurso de redação. O conteúdo precisa ser objetivo, com argumentos estratégicos, bem desenvolvidos, embasados e claros, de modo a convencer o leitor sobre o que está falando.

7. Esteja atento à linguagem

Evitar erros de gramática, estudar sobre pontuação e ortografia e garantir que adotou a linguagem adequada para o conteúdo é mais que necessário. É preciso ter cuidado para não ser informal ou coloquial demais, de modo a desviar do tom adequado.

Durante o vestibular ou em um concurso de redação, é preciso ler com atenção o que está sendo pedido e seguir as orientações com cuidado. É muito importante utilizar a norma culta nessas provas.

8. Gerencie o tempo de escrita

Provavelmente, o seu filho terá um tempo predefinido para desenvolver o texto, seja durante uma prova de vestibular ou competição de redação. Desse modo, é indicado que, durante a prática, ele aprenda a gerenciar o tempo gasto na escrita. De nada adianta se ele souber escrever de maneira impecável, por exemplo, mas não ser capaz de finalizar o raciocínio dentro do tempo estipulado.

É interessante observar quais são os fatores que contribuem para que o seu filho escreva em mais ou menos tempo, quais aspectos ele tem mais facilidade e o que precisa ser potencializado ou aprimorado.

9. Reflita sobre o que escreveu

Após finalizar a escrita, uma estratégia muito interessante é parar um instante e deixar a cabeça esfriar. Quando o jovem voltar para fazer a revisão do texto, é preciso que reflita sobre o que escreveu e que avalie se foi capaz de formar uma opinião e argumentá-la com sabedoria.

A leitura atenta e crítica se mostrará preponderante para evitar não ir direto ao ponto ou trechos sem sentido.

10. Conheça as regras

Cada concurso de redação ou prova de vestibular, certamente, terá suas regras. Isso torna obrigatório conhecer todas as regras e orientações para garantir que está dentro do que foi estabelecido. Do contrário, o jovem pode até ser desclassificado por não seguir o que foi solicitado.

Como você pode perceber, a participação em um concurso de redação pode ser uma experiência muito benéfica para o seu filho. Além de ajudá-lo a aprimorar e desenvolver habilidades, também vai contribuir para que ele se prepare para as redações que fará ao prestar vestibular. Portanto, incentive-o a participar e enfrentar as competições de maneira consciente e saudável.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos, diretamente em seu e-mail!